Mercados

De olho em reforma nos EUA, bolsas da Ásia fecham sem direção

Nesta madrugada, o Senado dos EUA aprovou a proposta de reforma tributária por 51 votos a 48

Bolsa: o bitcoin voltou ao radar dos investidores, ao alternar acentuadas quedas e altas desde o fim da noite de ontem (foto/Thinkstock)

Bolsa: o bitcoin voltou ao radar dos investidores, ao alternar acentuadas quedas e altas desde o fim da noite de ontem (foto/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 07h46.

São Paulo - As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, com investidores acompanhando o andamento da reforma tributária do governo Trump no Congresso americano e o bitcoin, que mostrou forte volatilidade em meio à ascensão de uma criptomoeda alternativa.

Nesta madrugada, o Senado dos EUA aprovou a proposta de reforma tributária por 51 votos a 48. Estima-se que a reforma acarretará um corte de impostos de até US$ 1,5 trilhão no período de dez anos.

A expectativa é que a Câmara dos Representantes também aprove o projeto, numa segunda votação, ainda hoje. Se a reforma de fato passar, a Casa Branca deverá fazer coletiva de imprensa por volta das 16h (de Brasília), segundo mensagem publicada pelo presidente Donald Trump no Twitter, logo após a vitória dos republicanos no Senado.

Já o bitcoin voltou ao radar dos investidores, ao alternar acentuadas quedas e altas desde o fim da noite de ontem. Analistas atribuem a volatilidade do bitcoin a uma alternativa chamada Bitcoin Cash. A Coinbase, uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, começou a negociar Bitcoin Cash nesta quarta, mas suspendeu as operações apenas quatro minutos depois.

Na China continental, o pregão foi negativo. O índice Xangai Composto recuou 0,27% hoje, a 3.287,61 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,74%, a 1.891,52 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve baixa marginal, de 0,07%, a 29.234,09 pontos.

Por outro lado, o Nikkei registrou leve ganho de 0,10% em Tóquio, a 22.891,72 pontos, graças ao bom desempenho de ações de bancos japoneses.

Em outras partes da região asiática, o sul-coreano Kospi ficou no vermelho pela terceira sessão consecutiva em Seul, com queda de 0,25%, a 2.472,37 pontos, pressionado pela Samsung (-1,3%), mas o Taiex subiu 0,36% em Taiwan, a 10.504,52 pontos, ajudado por ações de tecnologia, e o filipino PSEi ficou praticamente estável em Manila, com baixa marginal de 0,04%, a 8.362,61 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve ligeira valorização de 0,06%, mas renovou máxima em dez anos, com o índice S&P/ASX 200 a 6.075,60 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBitcoinbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado