Dados mais fracos da China, varejo americano, arcabouço travado e o que mais move o mercado
Deputados cancelam reunião que discutiria texto do novo arcabouço fiscal, após fala de ministro da Fazenda
Redação Exame
Publicado em 15 de agosto de 2023 às 07h34.
Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 10h37.
A aversão ao risco marca os negócios no mercado internacional nesta terça-feira, 15, com investidores repercutindo negativamente a bateria de dados da economia chinesa divulgados no fim da última noite. Quase todos os números saíram abaixo das expectativas.
China em desaceleração
A produção industrial chinesa recuou de 4,4% para 3,7% na comparação ante consenso de manutenção do patamar anterior. As vendas do varejo também sofreram um recuo, passando de 3,1% para 2,5%, enquanto investidores esperavam por uma alta de 4,5%. Já a taxa de desemprego aumentou de 5,2% para 5,3%, como esperado.
"Enquanto no passado, números fracos podem ter estimulado pensamentos de um pacote de estímulo do governo, as esperanças parecem estar diminuindo para a resposta fiscal tradicional à fraqueza econômica devido ao excesso de dívida na economia", disse em nota Robert Carnell, head de research do ING para a região da Ásia-Pacífico.
Do lado monetário, o Banco Popular da China cortou a taca de juros de médio prazo. O movimento, no entanto, foi insuficiente para reverter o pessimismo do mercado.
Varejo americano
Investidores ainda aguardam nesta terça os dados de vendas do varejo americano, previstos para às 9h30. A projeção é de alta mensal de 0,4% e anual de 1,5%. Para o núcleo das venda do varejos espera-se uma contração mensal de 0,3%.
Impasse no arcabouço fiscal
No Brasil, as discussões fiscais voltam ao centro das atenções, com a tramitação do novo arcabouço fiscal em Brasília. O texto voltou para a Câmara, após ter sofrido alterações no Senado. Uma reunião estava prevista para discutir o tema na noite de ontem, mas precisou ser cancelada em meio ao mal-estar entre o governo e deputados após falas do ministro da Fazenda Fernando Haddad. O ex-prefeito chegou a dizer que a Câmara tem um poder muito grande e que era necessário construir uma moderação entre os poderes.
Renúncia na Eletrobras
O executivo Wilson Ferreira Junior apresentou o pedido de renúncia do cargo de CEO da Eletrobras. O Conselho de Administração da companhia elegeu Ivan Monteiro para ocupar seu lugar. Para assumir o cargo, Monteiro desocupou a cadeira de presidente do Conselho da companhia, que será assumida por Vicente Falconi Campos.
Que horas abre a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.