Mercados

Comissão Europeia planeja promover setor de crowdfunding

Financiamento coletivo permite que indivíduos e pequenos negócios levantem fundos junto a grupos de investidores


	Caixa conta notas de euro: disse que o financiamento coletivo possui potencial real para financiar certos tipos de projetos
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Caixa conta notas de euro: disse que o financiamento coletivo possui potencial real para financiar certos tipos de projetos (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 11h48.

Londres - Um "rótulo de qualidade" da União Europeia e uma possível ajuda estatal para financiamento coletivo, conhecido como "crowdfunding", ajudará o setor de 1 bilhão de euros a crescer e apoiar o crescimento econômico da região, afirma o órgão executivo do bloco em um documento visto pela Reuters.

O financiamento coletivo permite que indivíduos e pequenos negócios levantem fundos junto a grupos de investidores, que podem colocar dinheiro em esquemas de empréstimos entre pares ou títulos como papéis não listados. Este tipo de financiamento é normalmente hospedado em plataformas online como Kickstarter, Crowdcube e Funding Circle.

A Comissão Europeia, num projeto de documento a ser publicado na semana que vem, disse que o financiamento coletivo possui potencial real para financiar certos tipos de projetos.

"O financiamento coletivo é uma fonte importante de financiamento para cerca de meio milhão de projetos europeus a cada ano que de outro modo podem não obter os recursos necessários para serem realizados", disse o documento.

O documento será publicado junto a um projeto que define maneiras de impulsionar o financiamento baseado no mercado, num momento no qual pequenas empresas têm mais dificuldade em conseguir empréstimos com bancos focados em elevar seus níveis de capital para se adequarem a regras mais rígidas.

Diversos países da UE já começaram a apresentar regras para o financiamento coletivo, mas o documento da Comissão indica que Bruxelas está cautelosa sobre entrar cedo demais com regulação para toda a União Europeia.

"A Comissão continuará a monitorar o mercado e avaliar a necessidade por medidas regulatórias em resposta a circunstâncias em alteração", disse o documento.

Acompanhe tudo sobre:CrowdfundingEuropafinanciamentos-para-pequenas-empresasZona do Euro

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% puxado por Vale (VALE3)

Mais na Exame