Mercados

Com reajuste na conta de água, Sabesp sobe forte na Bolsa

A Arsesp autorizou um reajuste de 13,8% nas contas de água e esgoto da Sabesp - maior aumento desde 2003


	O próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio
 (Divulgação/Sabesp)

O próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio (Divulgação/Sabesp)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 31 de março de 2015 às 10h37.

São Paulo - As ações ordinárias da Sabesp registravam fortes ganhos nesta terça-feira. Os papéis subiam 5,43% na máxima do dia.

O mercado repercute a notícia de que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) autorizou um reajuste de 13,8% nas contas de água e esgoto da Sabesp - maior aumento desde 2003.

A estatal pediu uma revisão extraordinária da tarifa ao órgão no início deste mês alegando "risco ao equilíbrio econômico-financeiro" por causa dos prejuízos provocados pela crise hídrica no Estado.

Segundo a Arsesp, foi autorizado reajuste de 6,3% na fatura da Sabesp para repor o aumento com as despesas com a energia elétrica e com a queda do consumo de água na Grande São Paulo em decorrência da crise, além de 7% de correção inflacionária acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A agência usa também outros fatores econômicos para chegar ao índice definido.

De acordo com a nota técnica da Arsesp, o próximo reajuste ocorre em 11 de abril, com a aplicação a partir de 11 de maio. Mas o índice ainda vai passar por consulta pública, que será aberta nesta terça-feira, na qual interessados podem enviar sugestões sobre a revisão da tarifa por e-mail.

Balanço

Na semana passada, a companhia publicou seu balanço anual, no qual consta uma queda de 1 bilhão de reais no lucro no ano passado em relação a 2013, de 1,9 bilhão de reais para 903 milhões de reais.

Segundo a Sabesp, o resultado foi motivado principalmente pela redução de receita operacional, causada pela queda do consumo de água na Grande São Paulo e em razão do programa de bônus para estimular a economia.

No ano, as ações da Sabesp acumulam ganhos de quase 3%.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIbovespaMercado financeiroSabespSaneamentoServiços

Mais de Mercados

Cinco ações para investir no 2º semestre de 2024, segundo o BTG Pactual

Ibovespa opera em queda com Campos Neto e Lula no radar; dólar bate R$ 5,70

CPI da zona do euro, falas de Lula e Vale (VALE3): o que move o mercado

Dólar sobe a R$ 5,65 em primeiro pregão de julho e bate máxima em 30 meses

Mais na Exame