Mercados

Com eleições em foco, Ibovespa renova máxima no ano

Índice era amparado pelo avanço das ações de bancos e da Petrobras, em meio à consolidação do cenário de segundo turno na eleição presidencial em outubro


	Bovespa: às 15h07, o Ibovespa subia 1,35%, a 58.336 pontos, superando a máxima intradia anterior do ano, de 58.138 pontos
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Bovespa: às 15h07, o Ibovespa subia 1,35%, a 58.336 pontos, superando a máxima intradia anterior do ano, de 58.138 pontos (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 15h38.

São Paulo - O principal índice da bolsa brasileira renovava o patamar máximo do ano nesta tarde, amparado pelo avanço das ações de bancos e da Petrobras, em meio à consolidação do cenário de segundo turno na eleição presidencial em outubro.

Notícias corporativas também repercutiam no pregão, como a renovação do programa de recompra das ações da CSN e o aumento de preços pela Klabin.

Às 15h07, o Ibovespa subia 1,35 por cento, a 58.336 pontos, superando a máxima intradia anterior do ano, de 58.138 pontos. O volume financeiro somava 4,58 bilhões de reais.

A entrevista da presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) ao Jornal Nacional na noite de segunda-feira ainda repercutia entre os agentes financeiros. "De acordo com nossos consultores políticos, o desempenho dela não foi bom", disse o HSBC, em nota a clientes. "Ela foi interrompida várias vezes enquanto respondia, estava sempre na defensiva e não foi capaz de passar mensagens claras e positivas".

As ações da Petrobras , que têm reagido a eventos ligados à eleição, operavam em alta superior a 2 por cento. "Há a questão da entrevista da Dilma, mas também a proximidade da confirmação no nome da Marina Silva como candidata do PSB, que é uma candidata forte, e uma 'Carta ao Povo Brasileiro do PSB'", disse o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira.

Em 2002, o então candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva divulgou a Carta ao Povo Brasileiro afirmando que manteria os compromissos e contratos assumidos anteriormente a fim de acalmar investidores.

"O foco continua sendo eleitoral e a maior probabilidade de um segundo turno", reforçou o estrategista.

No setor bancário, as ações do Itaú Unibanco e do Bradesco eram as que mais contribuíam para o ganho do Ibovespa, enquanto as ações de Banco do Brasil renovavam a máxima do ano.

Do lado específico de empresas, a notícia de que a Eletrobras espera fechar acordo com a Petrobras, ainda em agosto, sobre uma dívida ligada ao fornecimento de combustíveis para térmicas do Amazonas foi considerada positiva para a petroleira. As units da Klabin destacavam-se entre as maiores altas do índice, após a companhia elevar o preço de produtos kraftliner em 6,8 por cento para o mercado interno a partir de setembro.

Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) valorizava-se após anunciar nesta terça-feira que irá renovar seu programa de recompra de ações, podendo adquirir cerca de 10 por cento dos papéis em circulação. Na ponta negativa, a mineradora MMX recuava fortemente, em meio a uma notícia sobre plano da empresa de pedir recuperação judicial. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ibovespa retorna aos 127 mil pontos com incertezas fiscais no radar; dólar dispara 1,56% a R$ 5,568

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

BC eleva o limite de operações de câmbio feitas em instituições não bancárias para US$ 500 mil

Mais na Exame