Exame Logo

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett

Em carta anual, o dono da Berkshire Hathaway disse que considera as empresas citadas como "negócios maravilhosos"

Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, publicou sua carna anual neste sábado (Ankit Agrawal/Mint/Getty Images)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 12h38.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2024 às 13h41.

Estratégias de Investimento de Warren Buffett em Destaque

O megainvestidor Warren Buffett disse que deve manter intocadas neste ano as posições da Berkshire Hathaway na American Express e Coca-Cola, empresas que considera "negócios maravilhosos". Em carta anual aos acionistas, publicada neste sábado, 24, Buffett destacou ainda dois investimentos ampliados em 2023 que pretende manter por tempo indeterminado: as participações na Occidental Petroleum e em cinco companhias japonesas.

O investidor informou que a Berkshire detinha 27,8% das ações ordinárias da Occidental Petrolum ao fim do ano passado. A gestora também detém títulos de garantia que concedem a opção de aumentar sua participação a um preço fixo durante mais de cinco anos.

Veja também

"Embora gostemos muito de nossa propriedade, bem como da opção, a Berkshire não tem interesse em comprar ou administrar a Occidental. Gostamos particularmente das suas vastas participações petrolíferas e de gás nos Estados Unidos, bem como da sua liderança em iniciativas de captura de carbono", afirmou. Ele também elogiou a gestão da CEO Vicki Hollub à frente da Occidental.

Buffett, Bezos e Gates: as ações mais negociadas por bilionários no momento

Buffett comunicou ainda que a Berkshire tem participações de cerca de 9% na Itochu, na Marubeni, na Mitsubishi, na Mitsui e na Sumitomo, e que acordou com cada empresa que não vai comprar ações que levem esse porcentual acima de 9,9%. "Nosso custo para as cinco totaliza 1,6 trilhão de ienes, e o valor de mercado das cinco ao final do ano era de 2,9 trilhões de ienes. No entanto, o iene enfraqueceu nos últimos anos e o nosso ganho não realizado ao final do ano em dólar foi de 61%, ou US$ 8 bilhões" escreveu.

Balanço da Berkshire Hathaway

Na carta, Buffet ainda comentou o balanço do quarto trimestre de 2023 da Berkshire Hathaway, divulgado instantes antes de a carta ser publicada. O investidor instou os acionistas a focarem nos "lucros de operação", em vez do lucro líquido. "A principal diferença entre o lucro líquido e o que a Berkshire prefere é que excluímos ganhos ou perdas de capital não realizados que por vezes podem exceder US$ 5 bilhões de dólares por dia", explicou.

Buffett abriu a carta com uma homenagem a Charlie Munger, que morreu em novembro aos 99 anos e a quem chamou de "o arquiteto da Berkshire Hathaway". Munger foi vice-presidente da Berkshire.

Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, aumenta aposta em petróleo — e valor chega a U$14 bi

Acompanhe tudo sobre:warren-buffettBerkshire Hathaway

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame