Mercados

Bovespa sobe 0,37% com Wall St e reação de Petrobras e Vale

O Ibovespa fechou em alta após duas quedas seguidas, revertendo perdas de boa parte da sessão


	Bovespa: Ibovespa subiu 0,37%, a 52.343 pontos
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Bovespa: Ibovespa subiu 0,37%, a 52.343 pontos (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 19h46.

São Paulo - O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta terça-feira, após duas sessões em queda, alinhado à melhora de Wall Street e revertendo perdas apuradas em boa parte da sessão, enquanto agentes financeiros seguem no aguardo de sinais concretos sobre a negociação acerca da dívida grega.

O Ibovespa subiu 0,37 por cento, a 52.343 pontos, ajudado pela recuperação de Petrobras e Vale, após ter recuado quase 2 por cento na mínima da sessão. O volume financeiro do pregão somou 7,2 bilhões de reais.

As bolsas em Nova York terminaram no azul, após uma sessão volátil, com a alta do preço do petróleo e de ações de empresas de serviços públicos ajudando a contrabalançar as preocupações com a Grécia.

O S&P 500 subiu 0,61 por cento. Depois do fechamento dos mercados, no término da cúpula de líderes da zona do euro, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, anunciou que no domingo todos os 28 líderes da União Europeia irão se reunir para discutir a questão grega. Ainda no exterior, o mercado acionário chinês teve mais um dia volátil, o que também pesou na Bovespa mais cedo, com o índice de Xangai caindo 5 por cento no pior momento, apesar de medidas do governo chinês para frear perdas em bolsa.

DESTAQUES

=PETROBRAS teve um dia volátil, fechando com as preferenciais em alta de 2,61 por cento e as ordinárias com ganho de 2,41 por cento. Ao longo do dia, os papéis PN chegaram a subir 2,87 por cento na máxima e a cair 5,75 por cento na mínima. As ações acompanharam a volatilidade também presente nos preços do petróleo, enquanto investidores também repercutiram notícia de que a estatal pagará 350 milhões de reais adicionais por trimestre à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a título de participações governamentais referentes à produção no Parque das Baleias, na parcela capixaba da Bacia de Campos.

=VALE fechou em alta, com as ações subindo 1,2 por cento e as ordinárias 1,59 por cento, revertendo as perdas registradas na maior parte do pregão, quando os papéis da mineradora acompanharam a nova queda do preço do minério de ferro na China. O papel PN chegou a recuar 4,6 por cento na mínima do dia. O minério com entrega imediata no porto de Tianjin recuou 4,4 por cento, para 49,70 dólares por tonelada nesta terça, no nono dia consecutivo de perdas, atingindo a mínima desde meados de abril, segundo dados do The Steel Index. O índice, que serve de referência para o mercado, acumula perdas de 24 por cento desde a máxima de cinco meses registrada em 11 de junho.

=BRF também respondeu por relevante suporte positivo para o Ibovespa, com alta de 5,24 por cento, a 69,07 reais, máxima histórica, beneficiada pelo cenário de depreciação do real e perspectivas otimistas para o resultado da empresa do segundo trimestre.

=GOL liderou as perdas do Ibovespa, com queda de 4,30 por cento, fechando na mínima desde julho de 2013, afetada pelo movimento recente no câmbio, com o dólar voltando a flertar com os 3,20 reais, além de expectativas negativas no mercado para as margens operacionais da companhia, em meio à competição nos preços de passagens. =GERDAU também ficou na ponta positiva, com elevação de 3,08 por cento, em nova sessão de recuperação. O Itaú BBA elevou a recomendação da ação de "market-perform" para "outperform", enquanto manteve o preço-alvo de 9 reais, avaliando, entre outros fatores, que a queda no último mês foi exagerada, além de ter sugerido compra de Gedau contra venda de Ibovespa.

=ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES caiu 1,71 por cento, em sessão de fortes perdas no setor de ensino na Bovespa, com agentes financeiros também analisando notícia de que a empresa formalizou compromisso de compra da totalidade do Centro Educacional Nossa Cidade, com sede em Carapicuíba (SP), por 90 milhões de reais. KROTON EDUCACIONAL, que também listada no Ibovespa, perdeu 2,49 por cento.

Texto atualizado às 19h46
Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Banco Central volta a intervir no câmbio, após dólar bater R$ 5,69

Warren Buffett completa 94 anos: 10 frases do CEO da Berkshire Hathaway para investir melhor

Aposta de alta da Selic atinge máxima após dados fortes do mercado de trabalho

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Mais na Exame