Mercados

Bovespa registra leve alta após abertura

Por Olívia Bulla São Paulo - O desafio da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) de zerar as perdas acumuladas no ano persiste e a tentativa de saldar essa conta hoje deve ser acompanhada de muita volatilidade. Após a alta de ontem, que reduziu a queda da Bolsa em 2010 para apenas 0,81%, os […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2010 às 07h18.

Por Olívia Bulla

São Paulo - O desafio da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) de zerar as perdas acumuladas no ano persiste e a tentativa de saldar essa conta hoje deve ser acompanhada de muita volatilidade. Após a alta de ontem, que reduziu a queda da Bolsa em 2010 para apenas 0,81%, os mercados internacionais oscilam nesta manhã próximos da estabilidade, após dados positivos nos EUA e contraditórios na Europa. No Brasil, às 10h15 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) registrava leve alta de 0,03%, aos 68.053 pontos.

Hoje, o governo dos EUA informou que as vendas no varejo norte-americano subiram 0,4% em agosto, pelo segundo mês seguido. Analistas esperavam avanço de 0,3%. O dado de julho foi revisado em baixa, para 0,3%, ante uma leitura original de 0,4%. No Brasil, as vendas do comércio varejista registraram aumento de 0,4% em julho ante junho, como era previsto. Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha caiu para o menor nível em um ano e meio em setembro, para -4,3 pontos, ante 14,0 em agosto. Na zona do euro, a produção industrial ficou estável em julho ante junho.

Com os dados, a direção da Bovespa para o dia é indefinida. O economista da Legan Asset, Fausto Gouveia, avalia que a Bolsa se mostrou mais leve após os ganhos de ontem. Segundo ele, há espaço para novos avanços. "O comportamento do dia passa pelo desempenho de Petrobras", afirmou.

Operadores avaliam que investidores podem buscar uma realização de lucros hoje, especialmente com papéis que apresentam maior valorização no ano ou que estão mais próximos de seus preços-alvo, para fazer caixa para participar da oferta de ações da Petrobras. Termina hoje o prazo para os acionistas da Petrobras se posicionarem com vistas a participar da oferta prioritária de ações, na qual serão distribuídas até 80% da quantidade inicial de papéis.

Conforme as regras da oferta, existem duas datas de corte: a primeira, do último dia 10, definiu quem terá o direito de preferência. A segunda, do dia 17 de setembro, estabelece a quantidade de ações que cada acionista poderá subscrever, observando a proporção de 0,342822790 da nova ação para cada uma que detiver em custódia nesta data. Como a liquidação das operações na Bovespa ocorre três dias após a realização da transação (o chamado D+3), o prazo limite para o ajuste de posições, na prática, é hoje.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Eleição no Reino Unido não muda cenário para ativos e risco de crise é "muito alto", diz Gavekal

Americanas (AMER3): posição em aluguel na bolsa dobra no ano e representa mais de 30% do free float

Após eleições, Goldman Sachs eleva previsão de crescimento do Reino Unido

Ibovespa fecha em leve alta com payroll nos EUA; dólar cai a R$ 5,46

Mais na Exame