Mercados

Bovespa fecha no maior nível do ano com Petrobras

Índice subiu 1,75%%, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013


	Operador da Bovespa: giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Operador da Bovespa: giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 17h45.

São Paulo - Investidores se anteciparam à divulgação de pesquisas eleitorais desta semana e levantaram o principal índice da Bovespa para o maior nível de 2014 nesta segunda-feira, sob impulso de Petrobras, também favorecida por relatório do Goldman Sachs.

O Ibovespa subiu 1,75 por cento, a 55.743 pontos, maior nível de fechamento desde 22 de outubro de 2013. O giro do pregão foi de 8,49 bilhões de reais, inflado por leilão de ações do Grupo Pão de Açúcar de 1,19 bilhão de reais.

Com o fim da Copa do Mundo, participantes do mercado esperam pesquisas Sensus e Datafolha para verificar se houve impacto do fracasso brasileiro no evento no sentimento do eleitor. Os levantamentos serão divulgados a partir de terça-feira.

"A eliminação do Brasil da Copa do Mundo irá trazer a atenção de volta para a eleição e o risco de queda de apoio para (a presidente Dilma) Rousseff por conta do crescimento econômico ainda fraco", disse Siobhan Morden, diretor de estratégia para a América Latina no banco de investimentos Jefferies.

Eletrobras e Petrobras, que costumam reagir a expectativas eleitorais, ficaram entre as maiores altas.

Além disso, o Goldman Sachs colocou Petrobras na lista de destaque da América Latina, mantendo recomendação de "compra" e citando uma relação atrativa entre risco e retorno das ações nos níveis atuais.

O banco elevou preço-alvo das ações preferenciais e das ordinárias.

O cenário externo mais tranquilo também fortaleceu o índice.

"Ainda há tensão com a situação do português Banco Espírito Santo, mas o cenário está mais calmo. Hoje está um pouco vazio em dados, mas com muitas expectativas pelo PIB da China e pela fala da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, nesta semana", disse o estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala.

As ações da fabricante de aeronaves Embraer subiram 3,28 por cento, após a empresa divulgar sua carteira de pedidos no segundo trimestre, que recebeu encomenda de 50 jatos 175 E-2 da Trans States Holdings, dos EUA.

Vale subiu após o minério de ferro no mercado à vista da China atingir sua máxima de sete semanas com a expectativa de uma demanda mais firme no país.

No outra ponta, o Grupo Pão de Açúcar caiu, após leilão na Bovespa em que a família Diniz, fundadora do grupo, vendeu ações da varejista.

O leilão, que envolvia inicialmente 5 milhões de ações preferenciais, teve a venda de 11.496.500 ações ao preço de 103,58 reais cada.

Em relatório nesta manhã, analistas da Itaú Corretora comentaram que o Ibovespa tinha como resistência o nível dos 55.300 pontos, máxima deste ano no intradia. Ultrapassado este nível, o mercado deve buscar o alvo de 57.100 pontos, disseram.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Como o mercado reagiu à desistência de Biden?

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame