Mercados

Bovespa abre em alta favorecida por clima no exterior

São Paulo - O clima mais favorável no exterior, com a recuperação das commodities (matérias-primas) e o enfraquecimento do dólar, abriu espaço para a alta da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) na abertura do pregão. Às 10h13 (de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,67%, para 69.372 pontos. O anúncio de que o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - O clima mais favorável no exterior, com a recuperação das commodities (matérias-primas) e o enfraquecimento do dólar, abriu espaço para a alta da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) na abertura do pregão. Às 10h13 (de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) avançava 0,67%, para 69.372 pontos.

O anúncio de que o governo de Dubai vai injetar US$ 9,5 bilhões no Dubai World anima os negócios, deixando os investidores mais esperançosos em relação a uma ajuda à Grécia, que pode ser discutida na reunião de cúpula da União Europeia, que começa hoje.

Na Europa, o aumento de 2,1% das vendas no varejo do Reino Unido em fevereiro, maior avanço mensal desde maio de 2008, impulsionado pelas compras de bens de consumo e de combustíveis, devolveu um pouco de confiança aos investidores. Nos EUA, o único indicador do dia não desapontou. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram o dobro do esperado na última semana.

No entanto, essa melhora do mercado é frágil, pois qualquer declaração sobre a Grécia ou Portugal, que ontem teve o seu rating (classificação de risco) rebaixado pela Fitch pode virar o mercado de cabeça para baixo.

No Brasil, a ata da última reunião do Copom foi enfática em relação à necessidade de uma elevação taxa básica de juro em abril, mas isso já era esperado. O impacto do documento deve ficar restrito ao mercado de juros.

Já a taxa de desemprego de fevereiro, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) podem ter efeito positivo na Bovespa, mais precisamente nos papéis ligados ao consumo doméstico. O desemprego ficou em 7,4% no mês passado, ante 7,2% em janeiro. Mais cedo, a Fipe informou que o IPC da terceira quadrissemana do mês desacelerou para 0,44%, ante 0,51% na prévia anterior.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valorescidades-brasileirasIndicadores econômicosMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Mercados

Eleição no Reino Unido não muda cenário para ativos e risco de crise é "muito alto", diz Gavekal

Americanas (AMER3): posição em aluguel na bolsa dobra no ano e representa mais de 30% do free float

Após eleições, Goldman Sachs eleva previsão de crescimento do Reino Unido

Ibovespa fecha em leve alta com payroll nos EUA; dólar cai a R$ 5,46

Mais na Exame