Mercados

Bolsas europeias invertem tendência e operam em alta após anúncio do BCE

Altas superiores a 3% foram registradas após o anúncio do BCE, que pretende comprar títulos espanhóis e italianos

O Banco Central Europeu anunciou no domingo que aplicaria ativamente o programa de compra da dívida pública de países da zona euro em dificuldades (Eric Chan/Wikimedia Commons)

O Banco Central Europeu anunciou no domingo que aplicaria ativamente o programa de compra da dívida pública de países da zona euro em dificuldades (Eric Chan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2011 às 07h40.

Londres - As principais bolsas europeias, que abriram em baixa nesta segunda-feira, se recuperavam e seguiam a tendência de Madri e Milão, que registravam altas superiores a 3% após o anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de que compraria títulos da Espanha e Itália.

Às 8h GMT (5h de Brasília), em Londres o Footsie-100 ganhava 0,78%, o Dax30 de Frankfurt operava em alta de 0,29% e o CAC40 de Paris avançava 0,42%.

Madri ganhava 3,98% e Milão 4,55%.

O BCE anunciou no domingo que aplicaria ativamente o programa de compra da dívida pública de países da zona euro em dificuldades, sem especificar as nações, mas os investidores imediatamente pensaram na Espanha e Itália.

O ministro francês da Economia, François Baroin, declarou que o BCE está efetivamente disposto a comprar títulos das dívidas espanhola e italiana se alguns investidores se retirarem do mercado.

No mercado de obrigações, os juros a 10 anos para títulos da Espanha e da Itália estavam em forte queda, abaixo dos 6%, a 5,363% e 5,248% respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsbolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroEspanhaTítulos públicosCACDAXFTSE

Mais de Mercados

Bolsa cai 4,25% no pior dia do ano e fecha a semana com queda de 1,07%

Argentina retorna ao mercado internacional com emissão de dívida em dólar

Dólar sobe 2,31% com efeito Flávio Bolsonaro e acumula alta de 1,8% na semana

Por que a Bolsa cai após Flávio Bolsonaro confirmar candidatura à presidência