Mercados

Bolsas europeias fecham em leve baixa; bancos sobem

Londres - As bolsas europeias finalizaram uma sessão irregular em leve queda, tendo operado em terreno negativo na maior parte do dia, depois de o Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra terem mantido suas taxas de juros em níveis ultra baixos. Embora o índice pan-europeu Dow Jones 600 tenha finalizado em alta de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - As bolsas europeias finalizaram uma sessão irregular em leve queda, tendo operado em terreno negativo na maior parte do dia, depois de o Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra terem mantido suas taxas de juros em níveis ultra baixos. Embora o índice pan-europeu Dow Jones 600 tenha finalizado em alta de 0,2% a 253,00 pontos, os principais índices regionais fecharam a sessão em queda. O índice FTSE 100 da Bolsa de Londres caiu 0,11% para 5.527,16 pontos, enquanto o índice alemão DAX perdeu 0,39% para 5.795,32 pontos. O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, cedeu 0,37% para 3.828,41 pontos. O índice IBEX35 da Bolsa de Madri teve alta de 0,76% para 10.745,30 pontos.

As ações de vários bancos tiveram alta, com os papéis do espanhol BBVA subindo 1,44%. As ações do Royal Bank of Scotland subiram 3,80%, enquanto as do Deutsche Bank avançaram 1,43%.

O Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu (BCE) mantiveram suas taxas de juros em níveis ultra baixos, em meio a um crescimento econômico fraco para a região. Dados liberados nesta quinta-feira confirmaram que o PIB das 16 nações da zona do euro cresceu apenas 0,1% no último trimestre de 2009.

A Grécia foi um dos assuntos mais importantes da entrevista coletiva do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na qual ele reafirmou o apoio europeu, elogiando o plano que a Grécia anunciou nesta semana para tentar reduzir seu déficit fiscal para níveis aceitáveis ao resto da Europa. A Grécia fez nesta quinta-feira uma nova emissão de bônus.

As ações da cervejaria Anheuser-Busch InBev perderam 3,5% após a companhia ter divulgado previsão cautelosas, embora tenha anunciado um salto no lucro do quarto trimestre e um pequeno crescimento nos volumes de vendas. As ações do supermercadista holandesa Ahold subiram 4,8%. O lucro líquido da varejista no quarto trimestre foi de € 267 milhões, em queda de 8,2% sobre igual período do ano passado, mas acima das projeções dos analistas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame