Mercados

Bolsas da Europa fecham em baixa antes de cúpula da UE

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caiu 0,73%, aos 981 pontos

A chanceler Angela Merkel expressou oposição a uma frase o esboço da conclusão da cúpula da UE que propõe que o BCE continue comprando bônus no mercado secundário (Franziska Koark/AFP)

A chanceler Angela Merkel expressou oposição a uma frase o esboço da conclusão da cúpula da UE que propõe que o BCE continue comprando bônus no mercado secundário (Franziska Koark/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2011 às 13h15.

Londres - As bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, com preocupação de que a cúpula da União Europeia na quarta-feira possa não apresentar um plano anticrise abrangente.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caiu 0,73 por cento, aos 981 pontos. Na máxima do dia, o índice bateu 993 pontos.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou oposição a uma frase o esboço da conclusão da cúpula da UE que propõe que o Banco Central Europeu (BCE) continue comprando bônus no mercado secundário. Enquanto isso, uma reunião de ministros das Finanças do bloco foi cancelada, pois os detalhes das questões a serem discutidas não foram finalizados.

"Há muita antecipação acumulada nesse mercado e as autoridades terão de apresentar algo espetacular para convencer os investidores. Os mercados querem ver uma solução para a Grécia, a recapitalização dos mercados e um fundo de resgate expandido", disse Philippe Gijsels, diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets.

Em destaque de queda ficaram setores que mais sofrem em ambientes econômicos difíceis. O índice de construção e matérias-primas, por exemplo, recuou 1,9 por cento e os bancos perderam 1,2 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,43 por cento, a 5.525 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,14 por cento, para 6.046 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,43 por cento, para 3.174 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,06 por cento, para 16.060 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,87 por cento, para 8.879 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 2,1 por cento, para 5.850 pontos.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroAlemanhaCrise econômicaCrises em empresasAngela MerkelBCECACDAXFTSE

Mais de Mercados

Klabin distribui R$ 1,11 bi em dividendos e emite novas ações

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix