Mercados

Bolsas asiáticas encerram em alta; Xangai sobe 0,8%

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia fechou no campo positivo nesta sexta-feira. A alta em Wall Street e fatores internos de cada país determinaram o bom resultado. A Bolsa de Hong Kong, contudo, apresentou ligeira baixa. O setor imobiliário liderou o declínio, antes de o governo local […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 07h24.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia fechou no campo positivo nesta sexta-feira. A alta em Wall Street e fatores internos de cada país determinaram o bom resultado.

A Bolsa de Hong Kong, contudo, apresentou ligeira baixa. O setor imobiliário liderou o declínio, antes de o governo local anunciar novas medidas para esfriar o segmento. O índice Hang Seng caiu 31,68 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 23.605,71 pontos - na semana, o índice acumulou queda de 2,5%.

Já as Bolsas da China apresentaram alta pelo segundo pregão seguido, lideradas pelas empresas de tecnologia, embora os temores de um possível aperto monetário tenham limitado os ganhos. O índice Xangai Composto subiu 0,8% e terminou aos 2.888,57 pontos - na semana, contudo, o índice teve queda de 3,2%. O índice Shenzhen Composto avançou 2,9% e encerrou aos 1.297,48 pontos.

A realização de lucros fez o yuan se desvalorizar em relação ao dólar. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6395 yuans, de 6,6336 yuans do fechamento de quinta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,6408 yuans, de 6,6455 yuans de ontem.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipei subiu 0,3%, e fechou aos 8.306,12 pontos.

Na Coreia, o índice Kospi da Bolsa de Seul ganhou 0,7% e terminou aos 1.940,96 pontos, com a volta dos investidores estrangeiros, que haviam se afastado por causa dos temores em relação à dívida da Irlanda.

Contrariando a tendência, a Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou com o índice S&P/ASX 200 em queda de 0,2%, encerrando aos 4.629,2 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 2%, aos 4.203,60 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, por temores de que a China vai apertar sua política monetária e anunciar medidas de controle de preços de alguns artigos. O índice Straits Times cedeu 0,6% e fechou aos 3.197,37 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,3% e fechou aos 3.725,04 pontos, uma vez que os fundos estrangeiros adquiriram ações ligadas a recursos naturais e ao setor de consumo na expectativa de fortes ganhos no ano fiscal.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,4% e fechou aos 1.008,77 pontos, seguindo os ganhos nos mercados regionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, avançou 0,6% e fechou aos 1.506,05 pontos, com as ações ligadas ao setor de construção liderando os ganhos na expectativa de novos contratos do governo. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame