Mercados

Bolsas asiáticas caem com impasse nos EUA

A paralisação parcial do governo dos EUA e o debate referente ao teto da dívida norte-americana causam incertezas aos investidores


	Bolsa de Hong Kong: houve também algumas más notícias especificamente para a Ásia
 (Jerome Favre/Bloomberg)

Bolsa de Hong Kong: houve também algumas más notícias especificamente para a Ásia (Jerome Favre/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 06h50.

Tóquio - Os mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira, com incertezas contínuas sobre a paralisação parcial do governo dos EUA e o debate referente ao teto da dívida norte-americana.

A paralisação, que dominou a atenção na semana passada, manteve-se em foco na Ásia. A falta de avanços significativos no fim de semana permitiu que os mercados regionais iniciassem a sessão em alta tomando sinais de Wall Street na sexta-feira. Os mercados de Nova York subiram, pois os investidores estavam mais esperançosos que os formuladores de política conseguiriam resolver o impasse do Orçamento nos EUA.

Contudo, os ganhos iniciais tiveram curta duração, com a incerteza sobre quanto tempo deverá durar a paralisação. "A preocupação política nos EUA continua a exigir muito da atenção do mercado", disse Steven Daghlian, analista de mercado da Commonwealth Securities.

No domingo, o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, disse que não vai aprovar a lei que aumenta o teto de endividamento dos EUA sem discutir os gastos de longo prazo e provisões no Orçamento, prolongando o impasse com a Casa Branca apenas semanas antes de o país atingir o limite de endividamento previsto em estatuto.

"Não quero que os Estados Unidos entrem em default, mas não vou elevar o limite de endividamento sem uma conversa séria sobre como lidar com os problemas que estão fazendo a dívida crescer. Para mim, isso seria irresponsável", afirmou Boehner.


Houve também algumas más notícias especificamente para a Ásia. O Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento de 2013 para as economias do Leste Asiático para 7,1%, devido ao crescimento mais lento na China e em outros países da região.

O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, fechou em queda de 0,7%, aos 22.973,95 pontos. Não houve negociações na China continental devido a um feriado. O índice Kospi, da Coreia do Sul, teve uma leve queda de 0,1%, aos 1.994,42 pontos. O índice Taiwan Weighted perdeu 0,37% e fechou aos 8.333,66 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 caiu 0,9%, para 5.161,10, com baixo volume de negociações devido a um feriado em vários Estados australianos.

Já o índice PSEi Composto, das Filipinas, adicionou 0,8% para 6.443,21. O Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento elevaram suas previsões de crescimento para as Filipinas e, na semana passada, a Moody's elevou o rating soberano do país, dando um impulso para o sentimento do investidor, disse Edser Trinidad, pesquisador chefe da SB Equities. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Como o mercado reagiu à desistência de Biden?

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame