Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em alta; HK ganha 2%

Os mercados da Ásia apresentaram forte elevação nesta segunda-feira. Os investidores reagiram com otimismo às boas notícias vindas dos Estados Unidos e à alta verificada em Wall Street na sexta-feira.   Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng ganhou 408,90 pontos, ou 2%, e terminou aos 21.196,87 pontos, seu […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os mercados da Ásia apresentaram forte elevação nesta segunda-feira. Os investidores reagiram com otimismo às boas notícias vindas dos Estados Unidos e à alta verificada em Wall Street na sexta-feira.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng ganhou 408,90 pontos, ou 2%, e terminou aos 21.196,87 pontos, seu maior fechamento desde 20 de janeiro.

As Bolsas da China tiveram boa elevação pelo segundo pregão seguido, estimuladas ainda pela ausência de medidas adicionais de aperto monetário por parte do Congresso Nacional do Povo. O índice Xangai Composto ganhou 0,7% e encerrou aos 3.052,98 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 1% e terminou aos 1.172,80 pontos.

O yuan fechou ligeiramente estável ante o dólar, embora os contratos futuros tenham caído no exterior depois de o banco central da China ter sinalizado durante o final de semana que o país eventualmente pode mudar de ideia a respeito de sua atual política cambial. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8264 yuans, de 6,8265 yuans do fechamento de sexta-feira.

Novamente no embalo dos demais mercados regionais, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou o maior fechamento desde 25 de janeiro. O índice Taiwan Weighted subiu mais 1,3% e encerrou aos 7.762,27 pontos.

Os dados animadores sobre o mercado de trabalho dos EUA também ajudaram a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, a fechar na máxima de seis semanas, com pesado volume de compras por estrangeiros. O índice Kospi subiu 1,6% e fechou aos 1.660,04 pontos.

Na sétima alta consecutiva, atingindo a maior pontuação em sete semanas, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, ganhou 0,9% e fechou aos 4.807,9 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 0,8% e fechou aos 3.094,98 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em sua maior alta em sete semanas, ajudada por expectativas de que os dados de emprego dos EUA sinalizem que a recuperação da economia global permanece nos trilhos. O índice Straits Times subiu 1,6% e fechou aos 2.834,57 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 1,9% e fechou aos 2.626.45 pontos, ajudado pela estabilidade cambial e pelos ganhos nos demais mercados asiáticos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,5% e fechou aos 720,29 pontos, por conta de preocupações com a situação política local.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 1,9% e fechou aos 1.324,22 pontos, liderado por ações de tecnologia e de bancos. Dealers disseram que o sentimento do mercado foi impulsionado pelos dados positivos de emprego dos EUA, alívio com as preocupações com a dívida grega e expectativas de forte recuperação da economia do país depois que o banco central elevou na semana passada a taxa básica em 25 pontos-base.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ibovespa cai após inflação de 2024 acima da meta; dólar dispara com payroll surpreendente

Após longa espera, Shein quer IPO em Londres no primeiro semestre de 2025

Payroll nos EUA e IPCA no Brasil: o que move o mercado

A hora do crédito: patrimônio em FIDCs supera pela primeira vez o de fundos de ações