Mercados

Bolsa de Tóquio tem alta de 1,2% com Europa e China

Mesmo com outra forte queda das ações da Olympus, o índice Nikkei 225 avançou 99,93 pontos e fechou aos 8.755,44 pontos

Houve diminuição das preocupações com as dívidas soberanas da Europa depois da planejada renúncia do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi (Getty Images)

Houve diminuição das preocupações com as dívidas soberanas da Europa depois da planejada renúncia do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 13h08.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com o sentimento do mercado apresentando melhora geral graças à diminuição das preocupações com as dívidas soberanas da Europa depois da planejada renúncia do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Mesmo com outra forte queda das ações da Olympus, o índice Nikkei 225 avançou 99,93 pontos, ou 1,2%, e fechou aos para 8.755,44 pontos.

O índice começou o pregão em alta e permaneceu acima da linha de equilíbrio por todo o dia. O sentimento do mercado foi ajudado pela promessa de Berlusconi de renunciar, como forma de restaurar a confiança dos investidores em seu país, que se debate sob um dívida de 1,9 trilhão de euros (US$ 2,6 trilhões). Ao mesmo tempo, os dados de inflação da China, que mostraram alta anual de 5,5% em outubro, sustentaram a expectativa de que o país comece a afrouxar sua política monetária.

No entanto, os ganhos foram limitados por mais um desempenho preocupante das ações da Olympus, que fecharam no nível mais baixo pelo segundo pregão consecutivo. A queda chegou a 20%, em seguida a uma reportagem do jornal "Nikkei", segundo a qual as perdas com títulos que a empresa admitiu ter escondido chegaram a mais de 100 bilhões de ienes (US$ 1,289 bilhão). Na terça-feira, a fabricante de máquinas fotográficas admitiu que escondeu perdas com investimentos desde os anos 90, e que tentou limpar seus registros contábeis usando quatro compras de empresas feitas mais de 20 anos depois. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?