Mercados

Bolsa de Tóquio cai 0,43% com realização de lucros

As ações de grandes indústrias como a Fanuc, Canon e Japan Tobacco puxaram o mercado decisivamente para baixo

O índice Nikkei recuou 40,94 pontos, ou 0,43%, aos 9.520,89 pontos após o pequeno ganho do dia anterior (Kiyoshi Ota/Getty Images)

O índice Nikkei recuou 40,94 pontos, ou 0,43%, aos 9.520,89 pontos após o pequeno ganho do dia anterior (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 06h30.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio caiu nesta sexta-feira. O entusiasmo inicial com o anúncio do Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) de medidas de relaxamento econômico sucumbiu à realização de lucros, e as ações de grandes indústrias como a Fanuc, Canon e Japan Tobacco puxaram o mercado decisivamente para baixo.

O índice Nikkei recuou 40,94 pontos, ou 0,43%, aos 9.520,89 pontos após o pequeno ganho do dia anterior. Na semana, o índice perdeu 0,4%. Com o mercado efetivamente concluído em abril, uma vez que será feriado na segunda-feira, o Nikkei subiu até agora 12,6% no ano. A perda de 5,6% do índice verificada em abril é a mais acentuada num mês desde novembro. O volume total de negociações foi bastante robusto, totalizando 2,2 bilhões de ações, o maior desde 5 de abril.

Os principais índices começaram essencialmente estáveis e negociados de forma tímida durante a sessão da manhã. Isso ocorreu ao longo da semana toda com a expectativa sobre a reunião do BOJ. A decisão do Banco Central à tarde, aumentando o volume de compra de títulos do governo, elevou o preço das ações.

"O movimento foi obviamente positivo para o ouro, a propriedade, para os exportadores, e negativo para o iene. Isso era exatamente o que o mercado queria ver", disse David Rubenstein, analista da Religare Global Asset Management Japan. "Também pode ser um sinal de que a política monetária do BOJ permanecerá tranquila por ora", afirmou Rubenstein.

Entretanto, o movimento de comemoração não durou muito, com o Nikkei caindo para o terreno negativo na última hora do pregão. "A ação do Banco Central estava dentro das previsões otimistas, mas no contexto de um mês muito fraco para as ações, com a chegada do fim de semana, na sequência de um feriado. Os investidores simplesmente não querem correr riscos por um tempo maior que o necessário", disse um diretor de equity de uma corretora estrangeira.

"A compra adicional de títulos do governo japonês foi maior do que se esperava, mas o BOJ estendeu o prazo para o final de junho de 2013, em vez do final de 2012", disse Takuji Okubo, economista-chefe da Société Générale. "Essa mudança do prazo diminuiu o impacto da compra dos títulos. O que o BC fez hoje não é suficiente para que ele recupere a credibilidade perdida há muito tempo, em sua luta para acabar com a deflação", frisou Okubo.

Dentre as ações fortes do mercado, Fanuc perdeu 2,2%, estendendo a queda de 6,1% no dia anterior. A Canon também recuou 1,2%, o mesmo ocorrendo à TDK, que caiu 2,9%, e Japan Tobacco com retração de 3,7%.

Já o Softbank somou 3,1% de ganhos, após anunciar na quinta-feira que elevará seu dividendo em oito vezes. Os papéis da Nintendo também mergulharam 5,5% depois que a empresa divulgou perdas líquidas de 43,20 bilhões de ienes no ano fiscal encerrado em março, sua primeira perda anual em mais de três décadas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Ações da Tesla caem no aftermarket após queda de 45% no lucro do 2º tri

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa fecha em queda de 1% pressionado por Vale (VALE3)

Mais na Exame