Mercados

BCE pondera alternativas para programa de compra de títulos

Banco, no entanto, ainda não decidiu por nenhuma troca de ferramenta de política econômica

O BCE mais do que triplicou a compra de títulos na semana passada, atingindo o nível mais alto desde o final de novembro (Ralph Orlowski/Getty Images)

O BCE mais do que triplicou a compra de títulos na semana passada, atingindo o nível mais alto desde o final de novembro (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 09h33.

Berlim - O Banco Central Europeu (BCE) está explorando alternativas para o seu controverso programa de compra de títulos, mas ainda não se decidiu por nenhuma troca de ferramenta de política econômica, afirmou o membro do conselho do BCE Ewald Nowotny, em comentário publicado no website alemão do The Wall Street Journal, nesta quinta-feira.

Nowotny, que é também chefe do banco central da Áustria, disse que havia ceticismo do conselho em relação ao programa de compra de títulos "porque nós temíamos que as imperfeições do mercado que queríamos corrigir pudessem aparecer em outra área".

"Nós estamos discutindo alternativas possíveis. Mas essa discussão não está desenvolvida a ponto de dispensar o SMP (programa de compra de títulos, na sigla em inglês)", disse Nowotny ao site do jornal.

Ele se negou a dizer para qual direção as conversas estavam indo, apenas adicionou: "Essa é uma discussão que envolve todo o âmbito de política monetária." "A necessidade de algum tipo de intervenção é amplamente reconhecida", afirmou.

O BCE mais do que triplicou a compra de títulos na semana passada, atingindo o nível mais alto desde o final de novembro. O banco central gastou 3,77 bilhões de euros, uma vez que um início de ano calmo deu prioridade à intensificação da crise da dívida da zona do euro.

A compra de títulos renovou as desconfianças após o rebaixamento em massa de ratings de países da zona do euro, apesar do BCE resistir às pressões políticas de dentro e de fora da zona do euro para levar o programa para um nível superior.

Acompanhe tudo sobre:BCEEmpresasMercado financeiroTítulos públicosWall Street Journal

Mais de Mercados

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena