Mercados

Baque na Gol; Dólar a 3,24…

Bolsa em alta, dólar em queda  O Ibovespa subiu 1,99% em mais um dia de alívio no exterior, após o pânico inicial com o Brexit. Entre os destaques de alta, as ações do grupo de educação Estácio subiram 5,5% após seu concorrente Ser Educacional anunciar uma nova oferta para sua aquisição. A nova oferta prevê […]

GOL: lucro de 65,9 milhões do terceiro tri animou investidores  / David Silverman/Getty Images (David Silverman/Getty Images)

GOL: lucro de 65,9 milhões do terceiro tri animou investidores / David Silverman/Getty Images (David Silverman/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2016 às 18h21.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h08.

Bolsa em alta, dólar em queda 

O Ibovespa subiu 1,99% em mais um dia de alívio no exterior, após o pânico inicial com o Brexit. Entre os destaques de alta, as ações do grupo de educação Estácio subiram 5,5% após seu concorrente Ser Educacional anunciar uma nova oferta para sua aquisição. A nova oferta prevê um pagamento de 1 bilhão de reais em dividendos extraordinários, ante proposta anterior de 590 milhões de reais. As ações da companhia de alimentos JBS, subiram 8,2%, enquanto os papéis da Petrobras subiram 3,2%. Enquanto isso o dólar caiu 2%, fechando o dia a 3,24 reais – o menor valor em quase um ano.

_

O baque da Gol

As ações da companhia aérea Gol desabaram 7,3% nesta quarta-feira. A queda aconteceu após a notícia de que o governo manterá a participação de capital estrangeiro nas empresas do setor em até 20%. O aumento de participação para 100% era o principal ponto da Medida Provisória 714, em votação no Senado nesta quarta. Mas o governo percebeu que iria perder a votação se não abrisse mão da questão. Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o governo não quis perder a MP porque ela trata de outros pontos para ajudar a reestruturar a Infraero. Com isso, MichelTemer se comprometeu a vetar a parte da MP que aumenta a participação das estrangeiras em 100% e agora vai tentar discutir a questão em um novo projeto de lei.

_

Novidade na Anima

As ações do grupo de educação Anima, que permanece fora da briga pela aquisição da Estácio, subiram 14,8% nesta quarta-feira. O motivo é a compra do grupo mineiro Alis Educacional por 46 milhões de reais. Analistas do banco Santander ressaltam que a aquisição é estratégica por oferecer ao grupo a entrada em uma nova região do estado de Minas Gerais. Mas eles ressaltam que os efeitos da aquisição no grupo devem ser limitados, já que a Alis tem apenas 4.300 alunos – o que corresponde a 0,6% da base de graduação presencial da Anima.

 _

Hypermarcas afunda

As ações do grupo de produtos farmacêuticos Hypermarcas tiveram perdas pelo segundo dia consecutivo. Os papéis caíram 14% e já acumulam perdas de 21% em dois dias. Após as notícias sobre a delação de seu ex-diretor de Relações Institucionais, Nelson Mello, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que seu principal acionista, João Alves Queiroz Filho, está na mira da Procuradoria-Geral da República após ser citado na Operação Lava-Jato. Segundo o jornal, os investigadores querem descobrir o motivo dos pagamentos efetuados por uma empresa de Queiroz Filho à JD Consultoria, empresa do ex-ministro José Dirceu.

_

A meta de 2017

De acordo com o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, a meta fiscal de 2017 deve ser de um déficit superior a 100 bilhões de reais. Oliveira disse que o número ainda está sob discussão “aprofundada” e que o governo está fazendo uma revisão das políticas públicas federais. Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou mais cedo que é muito improvável que a meta seja de um superávit, mesmo com os cortes do governo. “Depois de um déficit de 170 bilhões, uma virada tão forte seria muito irrealista”, disse.

_

Recorde de desempregados

Os últimos números da Pnad Contínua, divulgada hoje pelo IBGE, mostram a taxa de desocupação no Brasil se manteve inalterada, em 11,2%, no trimestre de março a maio, frente ao trimestre ao anterior. É a primeira vez em 17 trimestres móveis consecutivos que a taxa de desemprego não cresceu. O resultado está dentro do esperado por analistas. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego era de 8,1%. Em números reais, o número de desempregados é de 11,4 milhões de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado