Mercados

Bancos são alvo de ação contra Petrobras nos EUA, diz jornal

Investidores americanos cobram responsabilidade de bancos por terem indicado ações da Petrobras


	Os investidores pedem o ressarcimento de perda patrimonial ocasionada por falta de transparência
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Os investidores pedem o ressarcimento de perda patrimonial ocasionada por falta de transparência (Paulo Whitaker/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 4 de maio de 2015 às 10h11.

São Paulo - Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira afirma que ação coletiva contra a Petrobras nos Estados Unidos pede a responsabilização de 15 bancos.

O argumento é que as instituições financeiras falharam na comunicação sobre a qualidade dos papéis vendidos. Segundo o jornal, alguns papéis foram emitidos com base em dados fraudados.

Entre os bancos que podem ser responsabilizados estão quatro brasileiros: Banco do Brasil, Itaú BBA, Votorantim, Bradesco BBI.

A ação cita ainda Citigroup, JPMorgan, Morgan Stanley, Merrill Lynch e Standard Chartered, HSBC, Santander, Mitsubishi, Banca IMI , Scotia e Bank of China.

Os investidores pedem o ressarcimento de perda patrimonial ocasionada por falta de transparência e falhas na gestão da estatal, que permitiram fraudes e desvio de recursos da empresa.

Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentoBB – Banco do BrasilCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas estataisEmpresas inglesasEstados Unidos (EUA)Estatais brasileirasGás e combustíveisHSBCIndústria do petróleoitau-bbaJPMorganMorgan StanleyPaíses ricosPetrobrasPetróleoSantander

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado