Exame Logo

Ações europeias sobem, com foco na Escócia

Federal Reserve renovou sua promessa de manter as taxas de juros baixas por um "horizonte relevante" de tempo

Bolsas europeias: às 7h58, o índice FTSEurofirst 300 avançava 0,79%, a 1.396 pontos (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 08h28.

Paris - As ações europeias avançavam nesta quinta-feira, seguindo ganhos em Wall Street depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, renovou sua promessa de manter as taxas de juros baixas por um "horizonte relevante" de tempo.

As ações no Reino Unido , porém, tinham desempenho abaixo da média, perdendo terreno conforme a votação sobre o referendo escocês sobre a independência prosseguia, mantendo investidores agitados antes do resultado, que é esperado para a sexta-feira.

Veja também

A pesquisa YouGov para os jornais Times e Sun apontou o apoio pela permanência no Reino Unido em 52 por cento, ante apoio de 48 por cento pela independência.

"No geral, investidores de ações têm sido bastante confiantes sobre o referendo, não vimos nenhuma venda generalizada de ações na Grã-Bretanha antes da votação, embora tenhamos visto investidores se protegendo contra os riscos cambiais em seus portfólios", disse o operador do Saxo Bank Pierre Martin.

A votação será encerrada às 18h00 (horário de Brasília), e os primeiros resultados devem sair algumas horas depois disso, embora o resultado final possa não ser conhecido até a madrugada da sexta-feira.

Às 7h58 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 avançava 0,79 por cento, a 1.396 pontos.

Na quarta-feira, o Fed reafirmou a promessa de manter as taxas de juros perto de zero por um "horizonte relevante", e repetiu preocupações sobre a ociosidade no mercado de trabalho, permanecendo firme perante pedidos para que reformulasse seu comunicado de política monetária.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFed – Federal Reserve SystemFTSEMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame