Mercados

Ações da RIM sobem com otimismo sobre BlackBerry 10

Papéis subiram após analista levantar o preço-alvo para a ação, citando o "o sentimento positivo na indústria" à frente do lançamento do BlackBerry 10

BlackBerry 10 será o novo sistema operacional desenvolvido para a RIM e será lançado junto com novos smartphones em janeiro de 2013 (Research In Motion)

BlackBerry 10 será o novo sistema operacional desenvolvido para a RIM e será lançado junto com novos smartphones em janeiro de 2013 (Research In Motion)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 15h38.

Toronto - As ações da Research In Motion subiam mais de 10 por cento na bolsa de Toronto nesta quinta-feira, depois que um analista levantou o preço-alvo para a ação, citando "o sentimento positivo na indústria", à frente do lançamento do BlackBerry 10.

O analista Kris Thompson, do National Bank Financial, aumentou seu preço-alvo para ações da fabricante do BlackBerry para 15 dólares, ante 12 dólares.

Thompson argumentou que a ação pode subir mais, antes do lançamento no início de 2013 dos dispositivos da RIM instalados com o sistema operacional BlackBerry 10.

"A nova equipe de direção está se esforçando para manter a base de assinantes do BlackBerry, gerenciando custos e caixa, e parece pronta para o lançamento, em fevereiro de 2013, da plataforma global BB10", disse Thompson em relatório a clientes.


O mais recente voto de confiança veio há alguns dias com o crítico mais influente da RIM tendo aumentado sua projeção para a ação.

A RIM acredita que os smartphones BB10 vão ajudá-la a retomar participação de mercado que perdeu nos últimos anos para o iPhone, da Apple, e para o Android, sistema operacional do Google.

A empresa promete que seus novos dispositivos serão mais rápidos, com interface mais amigável e com um grande catálogo de aplicativos, o que é crucial para o sucesso de qualquer nova linha de smartphones.

Thompson disse que agora espera que RIM tenha 35,5 milhões de dispositivos no ano fiscal de 2014, alta sobre uma estimativa anterior de 31,6 milhões.

Às 15h50, horário de Brasília, as ações da companhia subiam 15 por cento em Toronto e 5,7 por cento em Nova York.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryEmpresasIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% puxado por Vale (VALE3)

Mais na Exame