Hypermarcas: lucro da empresa foi afetado negativamente pela recente alta do dólar (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 5 de agosto de 2013 às 11h13.
São Paulo - As ações da Hypermarcas (HYPE3) começaram a semana em forte alta, embaladas pelo bom resultado apresentado pela empresa na última sexta-feira. Na máxima do dia, as ações subiram 3,5%, negociadas a 17,16 reais.
Entre os meses de abril e junho, a companhia somou lucro de 19,3 milhões de reais. Um ano antes, havia acumulado perdas de 29,3 milhões de reais. No semestre, os ganhos da empresa totalizaram 121,6 milhões de reais, alta de mais de 1000% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O ebitda ajustado foi recorde e atingiu 258 milhões de reais no segundo trimestre, com crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2012.
Segundo comunicado da empresa, esses resultados refletem a expansão nas duas divisões de negócio da companhia – farma e consumo. Na divisão farma, o crescimento orgânico foi de 13,3%, na comparação, já na de consumo, de 9,8%.
Pedro Ivo Zabeu, Caio Cesar Moreira e Daniel Utsch, analistas do Fator, afirmam que o resultado pode ser avaliado como misto.
“No lado operacional, a Hypermarcas voltou ao clube do crescimento de dois dígitos, melhorou significativamente suas margens brutas ajudando a atingir uma margem Ebitda maior e continuou a manter o capital de giro e os investimentos sob controle”, afirmam ponderando que a exposição ao dólar afetou negativamente o lucro da empresa.
“Acreditamos que os resultados financeiros da empresa foram o principal fator negativo do trimestre, apesar da melhoria em relação ao mesmo período do ano passado“, explicam os analistas. Segundo eles, o segundo trimestre de 2012 também foi ruim por conta da uma ainda maior alta do dólar e de maior endividamento.