O Ibovespa acumulou perdas de 2,57% nesta semana (Dado Galdieri/Bloomberg)
Karla Mamona
Publicado em 7 de novembro de 2014 às 16h28.
São Paulo - O Ibovespa acumulou perdas de 2,57% esta semana e fechou aos 53.222 pontos. O reajuste da gasolina e as indicações sobre quem será o nome ministro da Fazenda foram os destaques no mercado esta semana.
Sobre o novo ministro, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o indicado ao posto será conhecido após a reunião do G20, em 15 e 16 de novembro.
Suspense chega ao fim
A expectativa do reajuste da gasolina chegou ao fim nesta sexta-feira. O mercado aguardava desde a semana passada a divulgação do aumento. Ontem, a Petrobras reajustou em 3% o preço da gasolina e 5% para o diesel. Na semana, as ações preferenciais da companhia registraram perdas de 6,35%.
Governo desmente
Uma reportagem do jornal “O Globo” afirmou esta semana que o presidente do Banco do Brasil, Ademir Bendine, teria entregado seu cargo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a direção do Banco do Brasil negaram. Na semana, os papéis do Banco do Brasil acumulam perdas de 6,31%.
Quase cinco vezes maior
Os papéis da Eletropaulo acumulam ganhos de 3,03% nesta semana. No terceiro trimestre deste ano, a distribuidora de energia teve lucro líquido de 130,6 milhões de reais, frente um resultado de 27 milhões de reais no mesmo período do ano anterior.
Não decolou
A Embraer também foi uma das empresas que divulgou o balanço esta semana. No terceiro trimestre deste ano, a companhia teve prejuízo de 10,7 milhões de dólares. Na semana, as ações ordinárias acumulam ganhos de 1,21%.
Estão fora
As ações da ALL, BR Properties e da Copasa registram perdas de 4,86%, 10,54% e 13,54%, respectivamente. As companhias foram excluídas pela MSCI do índice global para o Brasil. O índice é uma importante referência para investidores estrangeiros que investem no país.