Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Vale e Rio Tinto devem elevar preço do minério em 4% no 1o tri; queda da bolsa é oportunidade de compra, afirma BlackRock

Os custos dos contratos de minério de ferro podem ser aumentados em até 4 por cento no próximo trimestre (Ana Cecília Rezende/EXAME)

Os custos dos contratos de minério de ferro podem ser aumentados em até 4 por cento no próximo trimestre (Ana Cecília Rezende/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 08h25.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Vale e Rio Tinto devem elevar preço do minério em 4% no 1o tri. A Vale e a Rio Tinto devem elevar os contratos de minério de ferro em 4 por cento no primeiro trimestre em relação ao quarto, refletindo as elevações dos preços à vista nos últimos três meses, disse uma autoridade da fornecedora de preços The Steel Index (TSI) nesta terça-feira.

2 - Queda da bolsa é oportunidade de compra, afirma BlackRock. A desvalorização recente da bolsa brasileira, que a distanciou de bater o recorde de 73.516 pontos, deve ser encarada com uma oportunidade de compra pelos investidores, analisa Will Landers, gestor para América Latina da BlackRock.

3 - Real deve reverter queda com apostas em juro maior. A maior queda do real desde maio não deve durar muito tempo, segundo o Standard Chartered Bank e o Wells Fargo & Co. As duas instituições acreditam que a perspectiva de juros mais altos vai ajudar a impulsionar a moeda brasileira em dezembro.

4 - Petrobras pode usar braço holandês para criar empresa de sondas. A Petrobras está avaliando a criação de uma holding para administrar a operação das 28 sondas que serão encomendadas para os reservatórios do pré-sa. Para agilizar a sua criação, deverá usar uma subsidiária da Petrobras Netherlands B.V. 

5 - Tóquio cai 1,9% com alta do euro e temor sobre China. A Bolsa de Tóquio fechou em forte queda, com o enfraquecimento do euro e o temor de um aumento dos juros na China afetando as ações de empresas exportadoras, como Honda e Canon, e levando o índice Nikkei 225 ao seu maior declínio porcentual desde 12 de outubro

6 - Confiança industrial cai. A confiança da indústria brasileira diminuiu em novembro, assim como o uso da capacidade instalada no setor, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta terça-feira.

7- Bovespa abrirá em dezembro concorrência para novo emissor de BDRs. A BM&F Bovespa pretende encerrar o ano de 2011 com BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Nível 1 Não Patrocinados - o que significa que as empresas não se envolvem com o lançamento dos certificados - de 100 companhias estrangeiras em negociação.

8 - Inflação anual da zona do euro segue em 1,9% e desemprego sobe. A inflação da zona do euro manteve-se dentro da meta do Banco Central Europeu (BCE) em novembro, sinalizando não haver pressão para aumento de juro.

9 - Ágora recomenda compra de ações do banco ABC Brasil. O crescimento dos empréstimos para as empresas médias deve acelerar o crescimento das operação do banco ABC Brasil (ABCB4) em 2011, projeta Aloísio Villeth Lemos, analistas de bancos e serviços financeiros da Ágora Corretora, em relatório. 

10 - Acionistas aprovam fusão entre British Airways e Iberia. A British Airways e a espanhola Iberia receberam aprovação de seus acionistas para a fusão de 8 bilhões de dólares, abrindo o caminho para os planos de compra de outras empresas no setor.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEmpresasInflação

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado