Invest

'Meme stocks' lideram entre ações mais negociadas por brasileiros nos EUA

Empresas em situação financeira delicada impulsionadas por usuários do Reddit têm despertado a atenção

Além das 'meme stocks', como a GameStop, empresas como Apple, Amazon e Tesla completam o ranking (Gabriela Bhaskar/Bloomberg)

Além das 'meme stocks', como a GameStop, empresas como Apple, Amazon e Tesla completam o ranking (Gabriela Bhaskar/Bloomberg)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de julho de 2021 às 12h00.

Empresas em situação financeira delicada e impulsionadas por usuários do Reddit, as 'meme stocks' figuram entre as ações mais negociadas em junho. Entre as 10 ações mais negociadas, sete empresas pertencem ao grupo, entre elas a rede de cinemas AMC (AMC), a varejista de games GameStop (GME) e a companhia de shopping centers Washington Prime Group (WPG), que está em recuperação judicial.

Completam a lista a empresa de saúde Clover (CLOV), Senseonic (SENS), a fabricante de brinquedos ContextLogic (WISH) e a de energia Uranium (UEC).

Ainda que muitas destas companhias tenham registrado alta no último mês, o analista de investimentos da Stake, Rodrigo Lima, alerta para o risco envolvido nessas ações. “Quando o fenômeno Gamestop começou, havia uma tese de investimento, corroborada pelo megainvestidor Michael Burry. Porém, o investimento se revelou uma especulação sem nenhuma correlação com a economia real. Poucos vão ganhar dinheiro, e muitos irão sair desses papéis com prejuízo. Da mesma forma que as ações sobem 20% em um dia, podem cair 20% em outro”, avalia o profissional.

Além das 'meme stocks', empresas sólidas como Apple, Amazon e Tesla, seguem entre as preferidas.

Confira abaixo as dez ações mais negociadas por brasileiros na Stake em junho:

1º AMC Entertainment (AMC)
2º Apple (AAPL)
3º Washington Prime Group (WPG)
4º GameStop (GME) Global X SuperDividend
5º Clover Health (CLOV)
6º Senseonics (SENS)
7º ContextLogic (WISH)
8º Amazon (AMZ)
9º Uranium Energy (UEC)
10º Tesla (TSLA)

ETFs mais cobiçados

Ainda que o apetite ao risco não seja similar aos investidores de ações, os ETFs seguem sendo uma relevante alternativa na diversificação de investimentos.

Em junho surgiram novos nomes no ranking elaborado pela Stake. É o caso do ETF mais negociado no mês, o ProShares Ultra VIX Short-Term Futures (UVXY). O fundo aposta na alta do VIX - índice de volatilidade das opções na bolsa de Chicago - que costuma subir quando há temor entre os investidores sobre a economia. “O que provavelmente explica a alta procura por este ETF é o medo do retorno da inflação nos EUA, que também pode ter levado mais investidores a investirem no Gold Trust iShares (IAU), fundo que investe na aquisição de ouro”, comenta Lima.

Também são destaques os ETFs que investem em REITs - fundos imobiliários americanos - tais como o VNQ e o SRET, que selecionam fundos imobiliários em diversos países que pagam bons dividendos. “É difícil para o investidor brasileiro avaliar o mercado imobiliário americano e global. Por isso investir em um fundo de índice é a forma mais fácil de se expor a esse setor sem correr tanto risco”, diz o especialista.

Confira abaixo os dez ETFs mais negociados por brasileiros na Stake em junho:

1º ProShares Ultra VIX Short-Term Futures (UVXY)
2º ETFMG Alternative Harvest (MJ)
3º Gold Trust iShares (IAU)
4º REIT ETF (SRET)
5º S&P 500 Vanguard ETF (VOO)
6º Global X Uranium ETF (URA)
7º S&P 500 ETF Trust SPDR (SPY)
8º REIT Vanguard ETF (VNQ)
9º Invesco QQQ Trust Series 1 (QQQ)
10º Global X NASDAQ 100 Covered Call (QYLD)

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasEstados Unidos (EUA)Guia de AçõesInvestimentos-pessoaisorcamento-pessoalrenda-pessoal

Mais de Invest

O que é private equity e como funciona?

Quanto rendem R$ 20 mil por mês na poupança?

CD americano x CDB brasileiro: quais as diferenças e qual vale mais a pena investir

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame