Como escolher um fundo de investimento?
Saiba quais fatores levar em consideração ao escolher um fundo de investimento
Modo escuro
Saiba quais fatores levar em consideração ao escolher um fundo de investimento (Getty Images/Getty Images)
Publicado em 17 de dezembro de 2020, 16h56.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2021, 18h34.
Antes de escolher um fundo de investimento é preciso saber qual é o objetivo dessa decisão e conhecer seu perfil do investidor. Essas informações ajudam a nortear todas as decisões de escolha, já que cada fundo tem uma estratégia de investimento e riscos diferentes, com prazos de acordo com os objetivos.
O BTG Digital tem mais de 300 fundos na sua plataforma. Conheça gratuitamente
Para decidir em qual fundo aplicar, o investidor deve conhecer a estratégia de investimento do fundo, pesquisar sobre a gestora, responsável pelas decisões de investimento, conhecer a rentabilidade passada desse fundo e ter as informações sobre resgate, liquidez e cobrança de taxas.
A maior parte dessas informações pode ser encontrada na lâmina de informações essenciais do fundo, que deve conter ainda o retorno do fundo nos últimos cinco anos e a composição do portfólio de investimentos
Quer aprender mais? Conheça o Melhores Fundos da EXAME Research
Essa lâmina precisa ser divulgada pelo administrador do fundo em um site oficial, de maneira aberta, sem necessidade de uso de login e senha.
Como comparar os fundos de investimento
Para definir qual fundo escolher é importante também conhecer o indicador de referência ou benchmark usado pelo gestor do fundo. É com base nesse indicador que o investimento estará sujeito à cobrança de uma taxa de performance, por exemplo.
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais