Trader: o mercado financeiro pode parecer complexo, mas inciativas de empresas, sites e pessoas são oportunidades para entender melhor do mundo dos investimentos (Witthaya Prasongsin/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2020 às 18h26.
Última atualização em 18 de setembro de 2020 às 11h34.
Por que as pessoas querem ficar ricas? Essa pergunta pode ter milhares de respostas diferentes. Pode ser para comprar o melhor carro, ter uma mansão, ou cuidar da família sem preocupações com dinheiro. O motivo não importa, mas existe uma razão principal que une todo mundo, a vontade de alcançar sua liberdade financeira.
A principal dúvida é como começar a fazer isso. Informação não falta, é possível encontrar o passo a passo para investir através da internet, mas como organizar essas informações? É este o desafio que vários sites, empresas e pessoas tentam resolver todos os dias. Uma oportunidade para começar a entender o que é a jornada dos investimentos é a Semana Grana, Money e Bufunfa.
O evento, online e gratuito, começou nesta segunda-feira, 14, e tem a duração de sete dias. A proposta do movimento criado por Carol Paiffer, CEO da Atom, é ajudar as pessoas a sair do zero e entender o passo a passo para ganhar dinheiro com o mercado financeiro. “Esse movimento representa a minha missão de vida, que é ajudar a mudar a educação financeira no Brasil”, conta Carol.
A Semana Grana, Money e Bufunfa terá lives explicando temas básicos de investimentos, e no dia 21 de setembro ocorrerá o último encontro online com Carol. As inscrições para participar do evento são gratuitas, e podem ser feitas por meio da página oficial do movimento, acesse aqui.
A Atom surgiu com o nome de Paiffer Investimentos, quando os irmãos Carol e Joaquim Paiffer se uniram a dois traders e iniciaram o projeto com capital próprio de 1 milhão de reais. Em um campeonato que durou três meses, a empresa fez a primeira seleção de traders, que a levou a ser uma companhia que treina operadores da bolsa de valores.
Hoje, o foco da Atom é treinar, avaliar pessoas e dar dinheiro para que elas operem, e, nesse processo de estruturação de negócios, os fundadores perceberam a defasagem de educação financeira na população.
Veja também:
Os primeiros passos para investir na bolsa
No Brasil, praticamente metade da população está endividada e apenas 38% das pessoas conseguiram guardar algum dinheiro em 2019. De acordo com a pesquisa “Raio X do Investidor Brasileiro”, feita pela Anbima, do total de brasileiros que conseguiram poupar alguma quantia, nem metade investiu.
Este déficit de conhecimento estimulou a Atom a abrir uma nova frente de negócios recentemente. A Atom Educacional se coloca como uma porta de entrada para o mercado financeiro, com o objetivo de levar não só este conhecimento mas também a oportunidade de uma nova profissão, a de trader. A promessa é de treinar desde pessoas que não têm nenhum conhecimento na área até os mais entendidos do assunto.