No Stack Overflow, os avanços da IA foram decisivos para o corte de 100 funcionários
Layoffs ocorrem após a empresa dobrar seu tamanho no ano passado e enfrentar desafios com respostas geradas por inteligência artificial
Repórter
Publicado em 16 de outubro de 2023 às 13h32.
Última atualização em 16 de outubro de 2023 às 16h56.
O Stack Overflow, um renomado fórum de ajuda para programação usado no mundo todo,anunciou nesta segunda-feira, 16, uma redução de 28% de sua equipe.
A decisão, conforme divulgado pelo CEO Prashanth Chandrasekar, envolve um corte significativo em sua equipe de vendas e marketing, além de equipes de suporte e outros grupos.
- Sem precedentes: Google, Amazon e Cloudware confirmam que lidaram com ataque cibernético nunca visto
- Marinho diz que 'não está fácil' chegar a acordo de regulamentação de trabalhadores por app
- Leilão de imóveis em outubro tem lances a partir de R$ 5 mil
- Governo enviará projeto a Congresso para mudar lei do saque-aniversário do FGTS, diz ministro
- Novo Playstation 5 Slim será lançado em novembro; saiba o preço
- Frases Dia de Nossa Senhora Aparecida: mensagens para celebrar no 12 de outubro
Esse corte ocorre após a empresa ter dobrado seu quadro de funcionários no ano anterior. Segundo Chandrasekar, em entrevista concedida ao The Verge, cerca de 45% das contratações recentes se destinavam à sua equipe de vendas e marketing, destacando-a como a mais numerosa.
A empresa, porém, não especificou os motivos exatos para os desligamentos. Vale ressaltar que o aumento no quadro de funcionários coincidiu com o auge da inteligência artificial (IA) , que incorporou chatbots em diversas áreas da tecnologia, incluindo a programação.
Este cenário representa desafios para fóruns como o Stack Overflow, uma vez que muitos desenvolvedores têm se adaptado às assistências de codificação por IA.
IA proibida no Stack Overflow
Outro desafio enfrentado nos últimos tempos refere-se às respostas de codificação geradas por inteligência artificial. Em dezembro do ano passado, a empresa decidiu proibir temporariamente respostas geradas com o auxílio de chatbots de IA.
Alegando falta de fiscalização desta norma, os moderadores iniciaram uma greve que durou alguns meses, sendo resolvida apenas em agosto. A proibição, contudo, ainda permanece. Além disso, o Stack Overflow recentemente comunicou que começará a cobrar das empresas de IA para treinar em sua plataforma.