Google lança ferramenta de IA NotebookLM e novos recursos em português
O novo assistente de IA processa informações de documentos, enquanto Gmail e Docs recebem funcionalidades de IA localizadas para o Brasil
Redação Exame
Publicado em 11 de junho de 2024 às 14h37.
Última atualização em 11 de junho de 2024 às 14h39.
No processo de expandir a inteligência artificial para todos os seus produtos e serviços, o Google lançou nesta terça-feira,11, no Brasil, a ferramenta experimental de IA NotebookLM. Capaz de processar informações de documentos, PDFs, apresentações de slides e sites, o NotebookLM agora está disponível em português. A empresa também anunciou a integração de recursos de IA ao Gmail e ao Docs.
Os lançamentos foram apresentados no evento Google For Brasil, em São Paulo. De acordo com o Google, o NotebookLM funciona como um sistema para gerar ideias e criar conteúdo a partir dos documentos do usuário. A ferramenta pode ser acessada pelo desktop em português e realiza tarefas como análise de gráficos e tabelas.
Outra novidade é a chegada da função "Ajude-me a Escrever" em português. Este recurso levará a inteligência artificial para o Gmail e o Docs, disponível para todos os usuários do pacote Workspace e para assinantes do One AI Premium. A IA pode resumir e-mails e reformular mensagens.
Durante o evento, o Google também anunciou novos recursos para a Busca no Brasil, incluindo ferramentas adicionais para negócios e a possibilidade de agendamento de serviços pelo buscador. Outra novidade é uma ferramenta que permitirá aos usuários remover resultados de pesquisas com informações pessoais.
Essas funções avançadas, que utilizam o modelo de IA Gemini 1.5 Pro, estarão disponíveis para brasileiros em inglês, em modo de experimentação, aparecendo em um painel lateral.