Gestão de tempo: é possível se planejar melhor
Sente que o tempo nunca é suficiente? Aprenda a gerenciar o tempo e evitar os ladrões da produtividade.
Faculdade EXAME
Publicado em 29 de agosto de 2024 às 20h39.
Você tem a sensação de que 24 horas nunca são suficientes para completar sua lista de afazeres? Sente que hoje os dias passam mais rápido do que quando era criança?
Você não está sozinho: uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a Eisenbahn mostra que 90% dos entrevistados também compartilham desses sentimentos.
Mas por que algumas pessoas conseguem resolver tudo o que precisam e outras não? Existem diversas respostas para essa pergunta – e “ gestão do tempo ” pode ser uma delas.
Continue com a gente até o final e descubra o que é gestão de tempo, os ladrões da sua produtividade e como aproveitar melhor cada minuto do seu dia.
O que é gestão de tempo?
A gestão do tempo é um processo de priorização e organização de tarefas. Em um cenário de fluxo desordenado das demandas e preocupações que vão além da vida profissional, a gestão do tempo permite evoluir na qualidade de vida e nos relacionamentos pessoais, proporcionando mais produtividade e eficiência.
Em um mundo capitalista e hiperconectado, tendemos a calcular o valor do nosso tempo apenas quando estamos dentro de uma empresa e, muitas vezes, as facilidades proporcionadas pela tecnologia nos fazem perder o senso de prioridade.
O gerenciamento do tempo nos traz consciência de que o tempo é finito e, com isso em mente, nos liberta para fazer escolhas conscientes sobre o que precisa ser feito e o que pode ser negligenciado, sem que isso se torne um peso.
Quando decidimos assumir o controle sobre o nosso tempo, nos comprometemos a fazer o melhor dentro do espaço definido para cada momento.
Para que tudo isso aconteça, além de gerenciar o tempo, é necessário ficar de olho no que parece inofensivo mas não é.
Os ladrões do seu bem mais precioso: o tempo
Nosso tempo é a única coisa impossível recuperar quando roubado. Por isso, é fundamental aprender a fazer escolhas para administrá-lo melhor, entendendo o que é realmente importante e o que pode esperar.
Mas essa tarefa não é fácil por inúmeros motivos, inclusive fisiológicos. Nosso cérebro é treinado para receber recompensas imediatas, por isso, quando nos deparamos com uma atividade pouco estimulante, tendemos a procrastinar e buscar atividades que nos dão prazer.
Leia mais: Procrastinação: o que é e como vencer o hábito de adiar tarefas
Abaixo, listamos os principais hábitos, atitudes e até mesmo situações silenciosas, porém, destrutivas, que podem roubar seu tempo e comprometer sua produtividade.
- Metas confusas;
- Não delegar tarefas;
- Excesso de reuniões;
- Comunicação ineficaz;
- Falta de planejamento;
- Conflito de prioridades;
- Desorganização pessoal;
- Incapacidade de dizer “não”
- Distrações e procrastinação;
- Acesso em excesso às redes sociais
12 dicas sobre como ser mais produtivo
Mark Twain disse uma vez:
“ Coma um sapo vivo logo pela manhã e nada pior acontecerá com você pelo resto do dia ”.
Essa frase inspirou o autor Brian Tracy a escrever um dos melhores livros sobre produtividade – Eat That Frog! 21 Ótimas maneiras de parar de procrastinar e fazer mais em menos tempo.
No livro, Tracy defende que focar na tarefa mais importante, ou seja, “o sapo mais feio”, é a melhor maneira de obter sucesso, status, respeito e felicidade na vida. Ou seja, o ideal é decidir de forma proativa onde vai falhar e onde não vai.
Além disso, você também pode seguir as dicas abaixo e encontrar outros meios para administrar seu tempo. Veja.
Planejar sua rotina diária, incluindo vida pessoal e profissional;
- Reservar um tempo para cuidar de você e da sua saúde mental;
- Tentar diminuir as distrações, desativando as notificações dos aplicativos de celular;
- Tirar as pendências da sua cabeça e separar um momento para resolvê-las;
- Ter foco, evitando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tente começar uma tarefa apenas após terminar outra;
- Definir metas diárias, semanais e prazos para ter uma visão completa do processo;
- Priorizar as demandas diferenciando as tarefas entre muito, pouco ou nada urgente e difícil, normal ou fácil de realizar;
- Estar presente e com foco nas reuniões, procure não fazer tarefas enquanto estiver participando;
- Não procrastinar, se der para fazer aquela atividade simples, como enviar um e-mail, faça não deixe para amanhã. Se for tomar um tempo longo, planeje;
- Mantenha-se flexível . Algumas vezes acontecem eventos não programados que exigem mudanças no seu planejamento;
- Aprender a dizer não. Às vezes fazemos atividades que não são nossa responsabilidade e que acabam atrapalhando ou atrasando nossas entregas;
- Não negligenciar o seu descanso!