Cipriotas gregos fazem a primeira Marcha do Orgulho Gay

A passeata foi convocada por associações a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo, apesar a forte oposição da igreja

Entre 3.000 e 4.000 pessoas participaram neste sábado sem incidentes da primeira passeata do Dia do Orgulho Gay em Nicósia.

A passeata foi convocada por associações a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo, apesar a forte oposição da igreja.

O objetivo da marcha era dar "visibilidade, ânimo e força" à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), 16 anos depois da descriminalização da homossexualidade no país, explicou à AFP Sortiris Andreou, secretário-geral da associação organizadora do evento.

Os milhares de participantes se manifestaram em um ambiente alegre, apesar de escoltados pela polícia.

Também participaram no evento turcocipriotas vindos da parte norte da ilha dividida.

O Movimento Cristão Ortodoxo, um grupo minoritário cipriota, convocou uma contramanifestação para mostrar sua recusa a um projeto de lei que prevê legalizar a união civil entre pessoas de mesmo sexo.

A poderosa Igreja ortodoxa do Chipre reagiu negativamente ao anúncio da Marcha do Orgulho Gay e considerou que a palavra de Deus condena a homossexualidade como uma "aberração moral" e que as relações homossexuais "não são uma escolha de vida normal".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.