Exame Logo

Spotify abre novas vagas e pode integrar NFTs em sua plataforma

A abertura de vagas de trabalho relacionadas à nova era da internet dá indícios que o Spotify não quer ficar para trás no mercado bilionário dos tokens não-fungíveis

Vagas procuram desenvolvedores aptos a trabalhar em projetos de Web3 (Christian Hartmann/Reuters)

Cointelegraph Brasil

Publicado em 18 de março de 2022 às 10h34.

A abertura de dois novos postos de trabalho com foco em tecnologias emergentes eWeb3indicam que oSpotifyestá planejando abocanhar uma fatia do mercado bilionário deNFTsao mesmo tempo que pretende incrementar as receitas destinadas aos artistas que utilizam a plataforma, revelou reportagem do Financial Times publicada na última quinta-feira, 17.

As vagas miram profissionais aptos a desenvolver projetos em estágio embrionário com foco em produtos e serviços para a Web3. O primeiro posto é destinado a um engenheiro para fazer parte da equipe de “crescimento experimental” da empresa. “Essa pequena equipe de full stack é responsável por impulsionar o crescimento [da plataforma] por meio de novas tecnologias, como a Web3”, dizia o anúncio.

Veja também

A outra busca um gerente para o grupo de “Inovação e Inteligência de Mercado” com experiência em “indústrias criativas, criação de conteúdo, mídia, Web3 e tecnologias emergentes”, que seja capaz de “contribuir para a concepção de Spotify Moonshots”, um termo utilizado pela empresa para novos projetos com potencial disruptivo.

Contactada pela reportagem do Financial Times, representantes da empresa preferiram não se manifestar a respeito dos planos específicos do Spotify que motivaram a abertura de vagas para estes profissionais.

-(Mynt/Divulgação)

NFTs: um mercado bilionário

Somente em 2021, o mercado de NFTs movimentou mais de US$ 25 bilhões, de acordo com dados da plataforma de monitoramento de dApps,Dapp Radar. Embora colecionáveis, personagens e itens de jogos play-to-earn, terrenos virtuais e obras de arte digital tenham sido os principais impulsionadores desse setor do mercado decriptomoedas, muitos espeicialistas estão apontando que a indústria musical será responsável pela popularização de novos casos de uso para os tokens não fungíveis em 2022.

Por exemplo: a venda de álbuns digitais com bônus exclusivos ou a utilização de NFTs para franquear acesso a experiências personalizadas em shows. Fãs que adquirirem seu ingresso em NFT poderão ter acesso a peças de merchanising únicas e passe livre em áreas VIP e bastidores.

No ano passado, músicos como o DJ Steve Aoki, a banda Kings of Leon, o vocalista do Linkin Park,Mike Shinoda, e a cantora Grimes exploraram os recursos inovadores dos NFTs para testar novos modelos de geração de receita e de relação com os fãs. NFTs do Bored Ape Yacht Club foram arregimentados pela gravadora Universal para formar umabanda virtual nos moldes do Gorillaz, e o rapperSnoop Dogg fechou uma parceria com o metaverso The Sandboxpara criar um espaço temático na plataforma.

No final do ano passado startups criptonativas como Royal e Catalog começaram a lançar NFTs criadas pelos próprios músicos, testando um modelo de negócios alternativo em que os fãs financiam a produção dos seus artistas favoritos através de criptoativos e ainda podem ser recompensados por isso.

Os casos bem sucedidos revelaram-se muito mais lucrativos para os artistas em comparação com serviços de streaming como o Spotify, que paga frações de centavos de dólar para cada vez que uma música é acessada através da plataforma.

Em um movimento que tem se tornado comum neste início de ano, o Spotify é o mais recente gigante da tecnologia a recorrer a tecnologia blockchain para competir com startups de criptomoedas. Esta semana, o CEO daMeta, Mark Zuckerberg, confirmou que aempresa está "trabalhando para trazer NFTs para o Instagram em breve."

No ano passado, o Twitter anunciara um serviço de verificação deautenticidade de NFTsutilizados em fotos de perfil pelos usuários da rede social.

Conforme noticiado recentemente, o tradicional festival musical Noites Cariocas, realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, vai lançar umacoleção de NFTs temáticos para celebrar a edição deste ano.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosMetaversoNFTsSpotify

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame