SEC tem conta hackeada e divulgação falsa de aprovação de ETFs de bitcoin
Comissão de Valores Mobiliários segue analisando solicitações de diversas gestoras para lançar opção de investimento inédita no país
Repórter do Future of Money
Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 18h16.
Última atualização em 9 de janeiro de 2024 às 19h00.
O mercado de criptomoedas foi pego de surpresa nesta terça-feira, 9, por uma publicação na conta da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC , afirmando que diversos pedidos de gestoras para o lançamento de ETFs de bitcoin teriam sido aprovados. Minutos depois, porém, o presidente da autarquia negou a informação.
Em uma publicação no X, Gary Gensler afirmou que "a conta da SEC foi comprometida e e um tweet não autorizado foi postado. A SEC não aprovou a listagem e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista".
Até então, o país não conta com nenhum fundo negociado em bolsa de preço à vista da criptomoeda, mas a aprovação era dada como certa no mercado há algumas semanas.
Entretanto, a expectativa de especialistas é que o regulador aprove mais de um pedido até o dia 10 de janeiro, data limite para a análise de uma solicitação da Arc Invest, gestora controlada por Cathie Wood e focada em novas tecnologias. Outros pedidos com aprovação esperada eram os das gestoras BlackRock - a maior do mundo - e Fidelity.
Na publicação já deletada após a invasão na conta, uma fala atribuída ao presidente da SEC, Gary Gensler informa que "a aprovação aumenta a transparência do mercado e dá aos investidores um acesso eficiente para investimentos em ativos digitais dentro de um ambiente regulado".
James Seyffart, analista de ETFs da Bloomberg, destacou que a linguagem do falso comunicado atribuído a Gensler foi "perfeitamente" adequada em relação ao estilo do presidente da SEC. "É exatamente como você esperaria que fosse redigido pela SEC. Ou foi um tweet em rascunho ou alguém é bom em imitar a linguagem da SEC", ressaltou.
Já Erick Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, afirmou que a empresa ainda espera uma aprovação dos pedidos na próxima quarta-feira, 10, com os fundos estreando no mercado no dia seguinte.
CORREÇÃO: Esta reportagem foi publicada anteriormente trazendo a informação sobre a aparente aprovação dos pedidos. Após a revelação do presidente da SEC, o conteúdo foi atualizado às 18h33 com a negativa sobre a aprovação.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok