Future of Money

Com rumores de proibição, bilionário diz que criptos podem ajudar indianos

Cofundador da maior empresa de tecnologia indiana, Nandan Nilekani pediu ao governo que ajude as MPMEs a acessar capital usando bitcoin

 (Thinkstock/Thinkstock)

(Thinkstock/Thinkstock)

O proeminente empresário indiano e conselheiro governamental Nandan Nilekani falou a favor das criptomoedas, já que o governo considera a proibição de ativos digitais privados.

Nilekani participou de uma sessão do Clubhouse com o investidor anjo Balaji Srinivasan para discutir o estado da criptomoeda na Índia, informou a publicação de notícias de negócios locais Moneycontrol na segunda-feira. Nilekani é cofundador da grande empresa de tecnologia indiana Infosys e arquiteto fundador do sistema de identificação biométrica nacional, Aadhaar. Ele também é presidente de um comitê indiano especial que avalia os pagamentos digitais na Índia e consultor de várias agências governamentais e do Reserve Bank of India.

Durante a sessão, Nilekani defendeu a liberdade de uso de criptomoedas como bitcoin (BTC) no país, argumentando que os índios deveriam ter permissão para ter criptomoedas como classe de ativos. O empresário bilionário supostamente observou o uso da criptomoeda como reserva de valor, destacando seu potencial promissor:

“Devemos pensar na criptomoeda como uma classe de ativos e permitir que as pessoas tenham acesso. A criptomoeda como meio de transação não funcionará tão rápido quanto o UPI, que visa 1 bilhão de transações por dia. Mas ela tem um capital enorme. ”

Nilekani disse que os reguladores indianos precisam ajudar as micro, pequenas e médias empresas do país a acessar capital por meio de criptomoedas.

Com relação às stablecoins ​​e à rupia digital, ele disse: “Não tenho certeza se precisamos de uma moeda estável particular ou se uma rupia digital será boa o suficiente. Precisamos ver como isso ajudará os indianos, como as MPMEs podem acessar capital usando bitcoins. Nenhuma quantidade de tecnologia vai influenciar a visão de ninguém. ”

As observações de Nilekani ocorrem em meio a incertezas e dúvidas crescentes na Índia em relação ao status legal da criptomoeda. Fontes anônimas que supostamente representam funcionários do governo indiano têm disseminado relatórios sobre uma iminente proibição de criptomoedas desde o início de 2021.

No entanto, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, afirmou várias vezes que o ministério não planeja proibir os indianos de usar bitcoin.

No curso Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da EXAME, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

 

Acompanhe tudo sobre:DinheiroÍndiaBitcoinCriptomoedaseconomia-internacional

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance