Future of Money

Presidente da SEC diz que derrotas em processos mudaram visão sobre ETFs de bitcoin

Gary Gensler não deu detalhes sobre andamento da análise dos pedidos de gestoras, mas mercado espera aprovação em janeiro

Gary Gensler tem sido um dos principais críticos do mercado de criptomoedas (Coindesk/GettyImages/Getty Images)

Gary Gensler tem sido um dos principais críticos do mercado de criptomoedas (Coindesk/GettyImages/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 12h09.

Gary Gensler, atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), afirmou na última quinta-feira, 15, que o regulador ganhou um "novo olhar" sobre os pedidos de lançamento de fundos negociados em bolsa (ETFs) de preço à vista de bitcoin após sofrer reveses em diferentes processos judiciais.

"No passado, negamos vários desses pedidos, mas os tribunais aqui no Distrito de Columbia [capital dos Estados Unidos] opinaram sobre isso. Então estamos com um novo olhar baseado nessas decisões da Justiça", explicou o regulador em entrevista à CNBC.

Apesar de não ter citado explicitamente, Gensler se referiu a uma derrota da SEC em agosto deste ano, quando a Corte do Distrito de Columbia aceitou um recurso submetido pela empresa Grayscale e obrigou a SEC a revisar sua decisão em relação ao pedido da companhia para converter seu fundo de bitcoin para um ETF de preço à vista do ativo.

O processo foi aberto pela Grayscale em junho de 2022, logo depois da SEC negar a solicitação da empresa para converter o seu fundo, o Grayscale Bitcoin Trust, em um ETF. Desde então, a empresa trava um embate judicial com o regulador para tentar refutar os argumentos usados pela SEC.

Apesar dos reveses, Gensler manteve na entrevista à CNBC sua posição crítica em relação ao mercado de criptomoedas, criticando a falta de regras para o setor: "Tem havido muita fraude e maus atores no mundo cripto. Há muito descumprimento, não apenas com as leis de valores mobiliários, mas com outras leis relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro e à proteção do público contra maus atores".

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasBitcoin

Mais de Future of Money

Kamala Harris pode ser 'muito mais receptiva' às criptomoedas que Biden, diz Mark Cuban

Presidente do Banco Central quer "superapp" de finanças integrado com inteligência artificial

Ferrari anuncia que vai aceitar pagamentos em criptomoedas na Europa

Worldcoin, projeto de Sam Altman, nega acusações de insider trading de criptomoeda própria

Mais na Exame