Future of Money

Performance do ether em relação ao bitcoin aumenta apetite de investidores

Com uma forte alta nas últimas semanas, performance do ether supera a do bitcoin e aumenta o interesse de investidores por outras alternativas dentro do mercado de criptoativos

 (Yuriko Nakao/Getty Images)

(Yuriko Nakao/Getty Images)

Coindesk

Coindesk

Publicado em 10 de agosto de 2021 às 12h00.

Última atualização em 10 de agosto de 2021 às 12h03.

Os investidores de criptomoedas deixaram a cautela pra trás, como evidenciado pela recente alta do ether em relação ao bitcoin, e a tendência é que esse movimento continue.

“A razão ETH/BTC demonstra uma arrancada otimista, e há um sinal de que o mercado está assumindo riscos, quando criptomoedas alternativas tendem a superar a performance do bitcoin”, disse Katie Stockton, fundadora da Fairlead Strategies.

Alguns investidores de cripto enxergam o bitcoin e as stablecoins como um porto seguro dentro do mercado de criptomoedas – um lugar para recorrer em tempos de estresse no mercado, como aconteceu com o iene japonês, o franco suíço, ou o tesouro americano em mercados tradicionais. Apesar de tudo, o bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado e o mercado com mais liquidez no mundo dos ativos digitais, junto de stablecoins, como o tether.

Enquanto isso, o ether e criptoativos alternativos são vistos como apostas relativamente mais arriscadas, de forma similar aos ativos sensíveis como bronze, mercados de ações e o dólar australiano.

Portanto, se a performance do ether continuar superior a do bitcoin, isso poderia gerar um maior apetite pelo risco no mercado de criptoativos, assim como foi no passado e nas últimas semanas.

Por exemplo, o bitcoin teve uma alta de 12% em seu preço na última semana, mas sua performance foi inferior à de praticamente todos os subsetores de criptomoedas, incluindo os NFTs e tokens Web 3.0. No mesmo intervalo de tempo, o par ETH/BTC cresceu 3%. Uma ação similar foi vista de meados de abril à meados de maio.

(TradingView)

Na quinta-feira, 5, em um forte movimento de alta, uma unidade de ether chegou a valer 0,073 BTC, confirmando o rompimento do triângulo descendente no gráfico diário indicado acima.

A alta indica que a consolidação acabou, e que a força compradora de março voltou.

“A relação entre o par ETH/BTC saiu de uma consolidação de dois meses, por conta do último movimento do ether”, definiu Damanick Dantes em análise técnica. “É um padrão otimista de continuação. A próxima resistência é vista perto de 0,08 BTC”.

Em outras palavras, o ether e outras altcoins podem continuar ofuscando o brilho do bitcoin no curto prazo. A análise técnica combina bem com a narrativa de que o mercado de criptoativos está evoluindo, e que investidores estão começando a deixar o bitcoin para trás em uma busca direta por investimentos em outros subsetores da indústria.

O caminho de menor resistência para o par ETH/BTC parece estar no lado superior, indicando que o movimento de alta do ether em relação ao bitcoin terá continuidade, principalmente por conta da última atualização na rede Ethereum, a London, implementada na última quinta-feira, 4 de agosto.

“A noção de que o ether irá se tornar uma criptomoeda deflacionária no futuro já é tangível, e os efeitos da valorização da Ethereum podem ser profundos”, afirmou Martin Gaspar, analista de pesquisa na CrossTower.

Com a implementação do hard fork, a rede Ethereum agora queima uma parte das taxas pagas aos mineradores, assim causando uma redução na oferta disponível da criptomoeda no mercado. Por exemplo, o blockchainqueimou ou destruiu mais de 5 mil unidades de ether desde que a atualização começou a funcionar, neutralizando por volta de 40% das mais de 12 mil moedas mineradas durante o período.

“O ether tem chances de se tornar a criptomoeda preferida de Wall Street e pode enfrentar uma resistência na faixa dos 3 mil dólares”, afirmou Edward Moya, analista de mercado sênior na Oanda, em um e-mail na sexta-feira, 6. No momento, o criptoativo já alcançou a marca de 3.200 dólares e luta para se manter acima da faixa dos 3 mil dólares.

Texto traduzido e republicado com autorização da Coindesk
Acompanhe tudo sobre:BitcoinBlockchainCriptomoedasFinanças

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin