Maior fundo de bitcoin do mundo envia documentação e quer virar ETF
O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) é o maior fundo de investimentos em bitcoin do mundo e quer se transformar em ETF após o impacto positivo da recente aprovação de um ETF de futuros de bitcoin nos EUA
Coindesk
Publicado em 19 de outubro de 2021 às 18h48.
Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 19h21.
A Grayscale Investments, maior gestora de ativos digitais do mundo, solicitou à SEC, espécie de CVM dos EUA, a conversão do seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) para um ETF do mercado à vista, segundo anúncio da companhia em um comunicado de imprensa nesta terça-feira, 19.
O movimento acontece logo após a SEC aprovar na sexta-feira, 15, um ETF de futuros de bitcoin da ProShares, que começou a ser negociado nesta terça-feira, 19, na NYSE.
O GBTC foi lançado em 2013 e se tornou o maior veículo de investimentos em bitcoin do mundo, com praticamente 40 bilhões de dólares em ativos sob gestão e detém 3,44% de toda a circulação de bitcoin, de acordo com a Grayscale.
A Grayscale falou diversas vezes sobre seus planos de converter o GBTC, assim como seus outros 14 fundos de criptoativos, em ETFs.
Um ETF da Grayscale seria lastreado por unidades reais da criptomoeda, não apenas ligados a ela via contratos de derivativos como os futuros. Caso a proposta seja aprovada, configuraria uma expansão ainda maior do reconhecimento da maior criptomoeda do mundo como um ativo de investimento.
A SEC agora terá 75 dias para avaliar a solicitação.
Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização daCoindesk
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube