Javier Milei foi eleito presidente da Argentina com pouco mais de 55% dos votos válidos (Luis Robayo/AFP)
Repórter do Future of Money
Publicado em 20 de novembro de 2023 às 14h43.
Última atualização em 20 de novembro de 2023 às 14h44.
Javier Milei foi eleito presidente da Argentina no último domingo, 19, derrotando o candidato governista Sergio Massa e obtendo pouco mais de 55% dos votos válidos. A vitória do candidato autodeclarado ultralibertário e repleto de polêmicas chamou a atenção de diversas parcelas do mercado, incluindo dos entusiastas das criptomoedas. Entretanto, a relação entre Milei e o mundo cripto não é tão clara.
Alguns usuários chegaram a afirmar nas redes sociais que a vitória de Milei poderia favorecer o bitcoin e sua adoção na Argentina. Outros inclusive atribuíram parte de um desempenho positivo da criptomoeda nesta segunda-feira ao resultado do pleito no país, apesar do ativo estar em uma tendência de valorização há dias desencadeada por notícias em torno de pedidos de ETFs de bitcoin à vista.
Milei ficou conhecido nos últimos anos por defender a proibição do aborto e a compra e venda de órgãos. No campo econômico, ele se define como um "anarcocapitalista" e apresentou propostas incomuns: extinguir o Banco Central do país e substituir a moeda nacional, o peso, pelo dólar. Recentemente, o político também se envolveu com o mercado de criptomoedas.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok