Exame Logo

Gucci vai lançar coleção de NFTs criados com uso de inteligência artificial

Marca de luxo anunciou parceria com a casa de leilões Christie's para o lançamento do projeto, que contará com 21 trabalhos

Gucci anunciou lançamento de nova coleção de NFTs (Getty Images/Reprodução)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de julho de 2023 às 11h27.

A Gucci , uma das maiores marcas de luxo do mundo, anunciou nesta sexta-feira, 14, uma parceria com a casa de leilões Christie's para o lançamento de uma coleção de tokens não-fungíveis ( NFTs , na sigla em inglês) criados com uso de inteligência artificial. Ao todo, são 21 peças que serão disponibilizadas em um leilão que começa no dia 18 de julho.

De acordo com a Christie's, uma casa de leilões em operação há 256 anos, a coleção foi intitulada "Future Frequencies: Explorations in Generative Art and Fashion" (Frequências do Futuro: Explorações em Arte e Moda Generativas, em tradução livre). O leilão encerra no dia 25 de julho, com os maiores lances saindo vitoriosos.

Veja também

A coleção foi desenvolvida por artistas como Claire Silve e Emily Xie, conhecidas por trabalharem com inteligência artificial , e também por Botto, um robô que trabalha com inteligência artificial generativa e é supervisionado por um coletivo de investidores e que já vendeu obras milionárias .

O projeto se inspira em texturas e paletas de cores da Gucci, em especial da sua coleção de bolsas Bamboo 1947, uma das famosas da marca. Com uso de algoritmos e inteligência artificial, a coleção busca "expandir a criatividade através de uma intersecção entre arte, moda e tecnologia", segundo as empresas.

Relação com a Web3

Em entrevista ao site CoinDesk, o gerente de vendas de arte digital da Christie's, Sebastian Sanchez, disse que a o objetivo do leilão é "mostra a intersecção" entre arte, moeda e as novas tecnologias Web3 ."Existem tantos artistas generativos que estão trabalhando com estudos sobre tecidos, roupas, padrões, e então você tem pessoas realmente fazendo roupas 3D literais, e o que estamos apresentando está em todos os lugares entre esses espaços", explicou o executivo.

Ele destacou ainda que "a marca Gucci tem tanto poder, e eles têm seu próprio público e um histórico comprovado de que seu público provavelmente é muito diferente do nosso. Para mim, é aí que reside a beleza de nossa colaboração - a Christie's é uma especialista em arte e a Gucci é uma especialista em moda, e a coleção está no meio disso".

A Christie's é uma das casas de leilões mais envolvidas com o mundo da Web3 . Em 2021, ela realizou uma venda histórica de US$ 69 milhões de um único NFT criado pelo artista Beeple. Desde então, ela realizou outros leilões ligados à área. A Gucci também já tem projetos ligados à Web3, incluindo uma parceria com o metaverso The Sandbox.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:NFTsGucci

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame