Future of Money

Ex-jogadores do Manchester United se unem para lançar DAO de futebol

Gary Neville e Paul Scholes se juntaram a dois bilionários da indústria cripto em Singapura para criar a organização autônoma descentralizada que será focada inteiramente nos esportes

O modelo de governança descentralizado prevê a participação da comunidade e dos investidores do projeto nas decisões críticas do ecossistema (Phil Noble/Reuters)

O modelo de governança descentralizado prevê a participação da comunidade e dos investidores do projeto nas decisões críticas do ecossistema (Phil Noble/Reuters)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 18h11.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2022 às 19h32.

As ex-lendas do Manchester United Gary Neville e Paul Scholes estão se unindo para lançar uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) focada no esporte que permitiria que os fãs fizessem investimentos ao lado desses grandes nomes do futebol.

A DAO de investimento esportivo seria chamada de CO92 DAO, em homenagem ao lendário time de 1992, e se concentraria em empresas e projetos relacionados ao futebol focados em investimentos estratégicos. Gary e Paul se uniram ao bilionário de Singapura Peter Lim e seu filho Kiat Lim para criar a DAO.

“Atualmente, já estamos analisando uma série de oportunidades de projetos de futebol profissional e anunciaremos desenvolvimentos nos próximos meses”, disse Kiat Lim.

Este seria o segundo empreendimento esportivo de blockchain para a dupla de pai e filho. Eles já lançaram outro empreendimento de futebol chamado ZujuGP — uma plataforma digital endossada por Cristiano Ronaldo, do Manchester United. A dupla bilionária tem um interesse particular em esportes, o que reflete sua propriedade em dois clubes de futebol. Eles compraram o clube espanhol Valencia F.C. em 2014 e são acionistas do clube inglês Salford City F.C.

Os detalhes do projeto ainda não foram revelados publicamente, mas espera-se que haja uma venda pública em breve, conforme relatório da Bloomberg. A equipe de gestão incluiria Neville e Scholes junto com alguns ex-companheiros de equipe; como Nicky Butt e Ryan Giggs. O empreendimento focado no futebol visa trazer a propriedade esportiva para as massas usando as DAOs.

Ao longo dos anos, as DAOs se tornaram bastante populares no espaço descentralizado, mas também receberam críticas. O modelo de governança descentralizado prevê a participação da comunidade e dos investidores do projeto nas decisões críticas do ecossistema. Recentemente, esses projetos de DAOs passaram a sofrer críticas devido à centralização em seus processos decisórios.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosCriptomoedasEsportesFutebol

Mais de Future of Money

Polymarket: conheça o "mercado de apostas descentralizado" que virou sensação com eleições nos EUA

Criador da Cardano diz que apoia moedas digitais de governos, mas faz ressalvas ao modelo do Drex

Mt. Gox movimenta mais R$ 14 bilhões em bitcoins e intensifica pagamentos a clientes

Flow anuncia blockchain próprio para criar "experiências pioneiras" no setor de mídia

Mais na Exame