Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Ethereum vai ser o 'petróleo digital' de Wall Street, diz executivo defensor do projeto

Vivek Raman, CEO da Etheralize, acredita que empresas vão ser "obrigadas" a ter o ether entre os seus investimentos

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 27 de maio de 2025 às 14h45.

Tudo sobreEthereum
Saiba mais

Se o bitcoin é considerado o ouro digital, o que o ether será? Para Vivek Raman, CEO da Etheralize, o projeto vai se tornar, em breve, o "petróleo digital" do mercado financeiro. O executivo criou a sua empresa exatamente para "evangelizar" investidores e companhias em torno da ideia.

Em entrevista ao site Decrypt, Raman compartilhou a ideia central por trás da empresa: "Nós achamos que, conforme o ecossistema de criptomoedas evolui, as pessoas não apenas vão querer ter esse ativo [ether] nas suas reservas, elas vão ser obrigadas a tê-lo".

Raman acredita que, em breve, a Ethereum vai se tornar a base da economia digital em blockchain. Por isso, defende que instituições financeiras precisam acelerar a criação de projetos na rede. Nesse cenário, o ether teria um papel semelhante ao do petróleo na economia atual.

A tendência, diz o executivo, é que a rede blockchain seja cada vez mais usada por empresas, projetos e pessoas. Se isso ocorrer, a demanda pelo ether também vai disparar, já que o ativo é necessário para pagar as taxas de transações na rede. Ou seja, é uma espécie de combustível para o projeto.

A narrativa é compartilhada por Raman quando ele precisa explicar o que é a Ethereum para pessoas sem conhecimento do tema. A ideia é adotar um discurso semelhante aos defensores do bitcoin, que veem como o ativo como a melhor opção para substituir o ouro na era digital.

A tese argumenta que o bitcoin teria as características necessárias para ser uma reserva de valor adequada à era digital, mantendo as características de escassez do ouro e sendo beneficiada por uma velocidade maior nas operações, facilidade de compra e custódia e maior segurança.

No caso do ether, Raman acredita que a lógica será outra. A criptomoeda não deverá ser usada como uma reserva de valor, mas sim como um ativo base da economia tokenizada em blockchain. O sucesso do projeto, porém, dependeria diretamente do grau de adoção da rede.

"Neste ecossistema onde os ativos em todo o mundo são tokenizados por diferentes contrapartes, o único ativo neutro que será global, que conecta todos eles, é o ether. Ele vai se tornar cada vez mais importante como um par de negociação global, como um ativo estratégico a ser mantido se você quiser permanecer neutro entre todos esses diferentes ativos tokenizados", argumenta o executivo.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumBlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance