Sede do JPMorgan (Mike Segar/File Photo/Reuters)
Em meio à uma agitação causada pela recuperação do mercado de criptomoedas, fontes confirmaram que o maior banco dos EUA, o JP Morgan, irá disponibilizar à seus cliente de gestão patrimonial o acesso a um fundo de gestão ativa de bitcoin do banco.
De acordo com o CoinDesk, fontes familiarizadas com o assunto dissseram que o fundo de bitcoin do JP Morgan deve ser lançado ainda este semestre e deverá ser custodiado pelo New York Digital Investment Group (NYDIG), subsidiário da Stone Ridge, que já oferece fundos de bitcoin para clientes do Morgan Stanley e que tem sob custódia aproximadamente 10 bilhões de dólares.
O movimento do JP Morgan oferece concorrência direta ao Goldman Sachs, que anunciou no final de março o oferecimento de opções de investimento para seus clientes de gestão patrimonial ainda no primeiro semestre de 2021.
Além disso, a ação também demonstra mais um passo na mudança de viés do banco em relação ao bitcoin. Chamado em 2017 de "fraude perigosa" pelo seu CEO, o JP Morgan têm evoluído constantemente a sua percepção sobre a criptomoeda, criando a divisão Onyx, que tem como foco principal o desenvolvimento de aplicações em blockchain e, até mesmo, sugerindo para seus clientes a alocação em bitcoin como uma forma de proteção para seus investimentos.
No curso Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da EXAME, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.