Conheça a CEO envolvida no caso FTX que é contra cripto, mulheres e minorias

Caroline Ellison era a CEO da Alameda Research, empresa do grupo FTX que deu origem ao problema que culminou em falência. Descubra suas declarações polêmicas nas redes sociais
Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research (@CarolineCapital no Twitter/Reprodução)
Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research (@CarolineCapital no Twitter/Reprodução)
M
Mariana Maria SilvaPublicado em 24/11/2022 às 09:26.

Nas últimas semanas, muitas descobertas foram feitas sobre a FTX, empresa que deixou de ser a segunda maior corretora cripto do mundo para ir à falência em menos de uma semana. Tudo começou na Alameda Research, empresa do grupo com um balanço que despertou temores no mercado e uma onda de saques. A Alameda Research era liderada pela CEO Caroline Ellison, suposta autora de uma série de declarações polêmicas nas redes sociais.

Após o colapso da FTX ter chamado a atenção de todo o mundo sobre o grupo de empresas e as pessoas envolvidas no caso, algumas contas que supostamente seriam de Caroline Ellison nas redes sociais foram descobertas e a tornaram um dos personagens mais famosos do caso.

A jovem de 28 anos que vivia escondida atrás da influência de Sam Bankman-Fried e inicialmente ficou conhecida pela aparência de pouca idade e por ser fã dos livros de “Harry Potter”, logo demonstrou um lado mais sombrio de sua personalidade com declarações sobre criptomoedas, drogas, mulheres, justiça social e racismo.

Uma conta no Twitter e dois blogs no Tumblr que incluem detalhes pessoais e profissionais que correspondem aos de Ellison foram descobertos na internet e se tornaram a maior fonte de internautas sobre sua personalidade e opiniões controversas.

(Mynt/Divulgação)

Criptomoedas

Mesmo envolvida em um cargo importante em um negócio nativo do universo das criptomoedas, Ellison ligou o setor a golpes e memes, apesar de admitir posteriormente que “pode acabar sendo importante” contra governos autoritários.

“Eu não entrei nisso como um verdadeiro crente em cripto, e sim, são principalmente golpes e memes quando você começa a fazer isso”, dizia uma publicação em uma das supostas contas do Tumblr de Ellison, intitulada "worldoptimization", ou “otimização do mundo” em português.

"Mas, tipo, também percebi uma necessidade real e premente de criptomoeda", acrescentou.

Para Ellison, suposta autora da publicação, a importância da tecnologia envolvida das criptomoedas se resume ao seu poder contra governos autoritários.

“Dinheiro não custodial descentralizado parece bastante fundamental para as liberdades civis e a capacidade e se os governos autoritários são uma séria ameaça à civilização, o que não parece totalmente insano, pode acabar sendo importante”, escreveu.

Uso de drogas

Ellison também teria defendido o uso de anfetaminas em sua suposta conta no Twitter. As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, ou seja, fazem o cérebro trabalhar mais depressa e deixam as pessoas mais atentas e com menos sono.

"Nada como o uso regular de anfetaminas para fazer você apreciar o quão idiota é a experiência humana normal e não medicamentosa", publicou Ellison no Twitter em 2021.

O uso de anfetaminas em ambientes de trabalho como o da Alameda Research pode apresentar um sério risco de vício. Drogas como esta são proibidas na maioria dos países, principalmente em seus tipos mais conhecidos, como o ecstasy.

Mulheres

Apesar de se identificar como mulher, Caroline Ellison não poupou críticas às mulheres quando o assunto é seu desempenho na matemática.

Ellison, que alega ter desenvolvido uma aptidão natural para matemática desde cedo e ter participado de competições sobre o tema, é formada em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Antes disso, aos oito anos de idade, Ellison teria escrito uma análise sobre os preços de animais de pelúcia ao seu pai, professor do MIT.

No entanto, isso não fez com que ela desenvolvesse uma vontade de trazer mais mulheres para o setor. Em junho de 2020, a autora do blog "worldoptimization" escreveu:
"As meninas simplesmente não são tão boas em matemática. Acho que minha primeira exposição ao feminismo veio no ensino médio. Eu era uma garota da equipe de matemática e uma das coisas que rapidamente se torna evidente quando você é uma garota da equipe de matemática é que as meninas simplesmente não são tão boas em matemática quanto os meninos."

Relacionamentos amorosos

Ellison, que supostamente estaria envolvida em um relacionamento poliamoroso com Sam Bankman-Fried e mais oito pessoas, também revelou opiniões polêmicas sobre relacionamentos amorosos.

Fontes anônimas da CoinDesk revelaram que os 10 principais membros da cúpula administrativa da FTX, incluindo Ellison e Bankman-Fried, viviam juntos em uma mansão nas Bahamas onde compartilhavam de um relacionamento baseado nas crenças do poliamor.

Além do poliamor, Ellison defendeu que seus parceiros se envolvessem em duelos para poder ascender socialmente no relacionamento.

"Nada dessas besteiras não hierárquicas; todos deveriam ter uma classificação de seus parceiros, as pessoas deveriam saber onde se enquadram na classificação e deveria haver lutas ferozes pelo poder pelos escalões mais altos", escreveu em seu suposto blog.

Em uma outra publicação, em 2019, Ellison também teria determinado algumas das características que considera atraentes nos homens, incluindo "controlar a maioria dos principais governos mundiais" e "habilidades de raciocínio espacial".

Sam Bankman-Fried, supostamente envolvido em um relacionamento com a ex-CEO da Alameda Research, foi um dos maiores doadores de campanha para as eleições dos Estados Unidos em 2022.

O ex-CEO da FTX mantinha relacionamentos próximos com membros do Congresso norte-americano, chegando a ser convidado para debater criptomoedas em reuniões da instituição. Posteriormente, ele foi acusado de tentar manipular o governo dos EUA para a aprovação de uma regulação favorável à FTX.

  • Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.

Racismo

O suposto blog de Ellison também contém publicações que defendem a “biodiversidade humana”, considerada por muitos uma crença relacionada à eugenia. Isso porque os defensores da biodiversidade humana acreditam que seres humanos podem ser divididos em grupos ou raças, e que diferentes raças humanas têm capacidades físicas e intelectuais diferentes. Essa ideia já foi amplamente desacreditada por cientistas em todo o mundo.

Uma publicação de 2020 que começou com “aviso: ofensivo, desculpe”, Ellison teria expressado seu interesse pela biodiversidade humana por causa de seu "forte impulso de colocar as pessoas em categorias", usando o sistema de castas indiano como exemplo.

“Existe um estereótipo de pessoas racistas de que eles vão gostar, suponha que qualquer pessoa do leste asiático fale chinês ou algo assim. Província e casta porque, vamos lá, as diferenças genéticas são enormes", escreveu.

Aversão a minorias

O suposto blog de Ellison no Tumblr contém 92 postagens onde a autora expressa opiniões sobre justiça social, incluindo papéis de gênero e raça.

Em 2015, Ellison teria concordado com outro usuário do Tumblr que opinou sobre a ideia de justiça social e como isso prejudica a liberdade de expressão.

“Curiosamente, porém, a justiça social não me tornou mais gentil com as minorias oprimidas”, escreveu o usuário citado. "Isso só me fez me esconder em lugares onde pessoas sensíveis não frequentam. Respiro aliviado toda vez que alguém faz uma piada racista ou zomba da justiça social, porque significa que estou em um espaço seguro, onde ninguém está vai ser profundamente prejudicado apenas por eu falar minha opinião."

"Sim, [penso] o mesmo", respondeu o suposto blog de Ellison.

As últimas publicações de Ellison foram no Twitter, onde ela se posicionou em 6 de novembro sobre o balanço da Alameda Research. Após o colapso de todo o grupo FTX, Ellison foi demitida do cargo de CEO da Alameda Research e deletou as publicações mencionadas.

Apesar das polêmicas, Caroline Ellison se autodenomina "altruísta efetiva" em sua descrição no Twitter. Assim como Sam Bankman-Fried, os altruístas efetivos são pessoas que têm a intenção de doar a maior parte de suas fortunas para a caridade. No entanto, nenhum dos dois realmente concluiu seu objetivo.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok