CEO do JPMorgan chama bitcoin de 'pedra de estimação', mas banco tem iniciativas em cripto
Gigante dos investimentos possui blockchain e criptomoeda própria, além de ter sido escolhido pela BlackRock como um “participante autorizado” de ETF de bitcoin, apesar de CEO expressar opiniões controversas
Redação Exame
Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 17h00.
Durante o Fórum Econômico Mundial de 2024 em Davos, na Suíça, o CEO do JPMorgan expressou opiniões bastante controversas sobre o bitcoin e as criptomoedas. Um famoso crítico do setor, Jamie Dimon chamou o bitcoin de “pedra de estimação” e afirmou “não se importar” que grandes empresas do mercado financeiro estejam desenvolvendo iniciativas com criptomoedas. O JPMorgan, no entanto, é um dos gigantes do mercado financeiro envolvidos com a tecnologia.
Para Jame Dimon, o bitcoin é uma “pedra de estimação” porque “não faz nada”. O CEO, que já expressou opiniões similares antes, também disse que os casos de uso do bitcoin são ligados à “fraude, lavagem de dinheiro, tráfico sexual e evasão fiscal” e que sua recomendação pessoal é “não se envolver”.
- O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
No entanto, o executivo do gigante financeiro afirmou que “defende o seu direito de usar bitcoin” e que esta foi a última vez que expressou suas opiniões sobre a maior criptomoeda do mundo, com valor de mercado em US$ 829,4 bilhões atualmente.
Iniciativas do JPMorgan em cripto
Apesar das críticas do executivo, o JPMorgan possui diversas iniciativas com blockchain e criptoativos, indicando que reconhece o potencial do segmento.
O banco possui uma rede blockchain, o Onyx, e lançou recentemente uma cripto própria, a JPM Coin, usada para pagamentos programáveis entre seus clientes.
Além disso, o JPMorgan foi escolhido pela BlackRock como um “participante autorizado” do recém-lançado ETF de bitcoin à vista da gestora, que é a maior do mundo em ativos sob gestão.
Em dezembro de 2023, analistas do banco publicaram um relatório em que afirmaram que o ether deverá valorizar mais que o bitcoin em 2024. O JPMorgan divergiu de vários especialistas e afirmou que uma aprovação pela SEC dos atuais pedidos de ETFs de preço à vista da criptomoeda não resultaria em "ganhos significativos" para o ativo.
Até o momento, as previsões se provaram verdadeiras, já que o ether acumula alta de quase 11% enquanto o bitcoin possui variação positiva de apenas 0,08% desde o início do ano, de acordo com dados do CoinMarketCap.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok