Future of Money

Bloomberg aumenta chance de aprovação de ETF de bitcoin após derrota da SEC

Analistas afirmam que decisão judicial dificulta possíveis justificativas do regulador para recusar pedidos

SEC foi derrotada no processo sobre um ETF de bitcoin da Grayscale (Reprodução/Reprodução)

SEC foi derrotada no processo sobre um ETF de bitcoin da Grayscale (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 12h25.

Analistas da Bloomberg aumentaram na última quarta-feira, 30, as chances de aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) de preço à vista de bitcoin nos Estados Unidos. A revisão ocorreu após a SEC perder um processo no país iniciado pela Grayscale.

Agora, a Bloomberg vê uma chande de 75% de aprovação em 2023 de um dos pedidos em análise pela SEC, contra 60% anteriormente. Além disso, os analistas projetam agora uma chance de 95% de que um ETF será aprovado pelo regulador até o final do ano de 2024.

Eric Balchunas, analista sênior de ETFs na Bloomberg, explicou que a mudança reflete a vitória da Grayscale no processo contra a SEC, assim como a "unanimidade e determinação da decisão, que foram além das nossas expectativas e deixam pouca margem de manobra" para a SEC.

No processo, a Grayscale solicitava uma nova análise da SEC do seu pedido rejeitado para converter seu fundo de investimento em bitcoin em um ETF de preço à vista. A Justiça do país concordou com o argumento da empresa de que as razões dados pelo regulador na rejeição eram injustas e incorretas.

Liberação de ETF de bitcoin é "iminente"

Na visão de Balchunas, a derrota da SEC não foi apenas jurídica, mas também de imagem - algo que "importante bastante ao estabelecer narrativas e mudar opiniões". Para a Bloomberg, "as derrotas jurídicas e de imagem vão ser combinadas para tornar uma nova negativa [de um ETF] politicamente insustentável".

Balchunas afirmou ainda que a SEC provavelmente deve adiar as decisões de pedidos de ETFs de bitcoin com data limite para a próxima sexta-feira, 1º, considerando a proximidade com a decisão no caso da Grayscale. Entretanto, ele não acredita que "os prazos serão tão importantes nesta situação".

Para ele, o lançamento de um ETF de bitcoin nos Estados Unidos é, agora, "iminente". No momento, a SEC avalia solicitações de diversas gestoras, mas a que mais chamou atenção do mercado é a da BlackRock, maior gestora do mundo e que possui cerca de US$ 10 trilhões em ativos sob gestão.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:ETFsBitcoinCriptomoedasSEC

Mais de Future of Money

Drex: oportunidades e desafios para as empresas brasileiras

Como 2024 se tornou o ano do bitcoin?

Por que Hong Kong se transformou em um hub de criptomoedas?

Como as conversas sobre regulação estão impulsionando o mercado de criptoativos no Brasil