SOL dispara com apoio de criador da Ethereum (NurPhoto/Getty Images)
A criptomoeda nativa da rede Solana surpreende investidores nesta segunda-feira, 2, ao disparar cerca de 15% após comentários positivos de Vitalik Buterin, o criador da Ethereum. A SOL vinha despencando de forma intensa nos últimos meses, por conta de sua ligação com a corretora cripto falida FTX. Agora, a criptomoeda dá sinais de que uma recuperação pode estar por vir.
No momento, a SOL é cotada a US$ 11,15, ainda com alta de 12,7% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinMarketCap. O volume de negociação subiu 88,5%, enquanto o valor de mercado da criptomoeda recebeu aproximadamente US$ 500 milhões no período, subindo 11,8%.
Já afetada pelo que ficou conhecido como “inverno cripto” em 2022, a SOL apresentava quedas significativas quando despencou ainda mais com o colapso da FTX. A corretora de criptomoedas que era a segunda maior do mundo e foi à falência em menos de uma semana graças à exposição de indícios de má gestão dos ativos de clientes e polêmicas ligadas a seus executivos, que geraram uma onda de saques e insolvência.
Com isso, a SOL chegou a perder 20% em apenas uma semana e passou a ser negociada na casa de um dígito pela primeira vez em dois anos.
Apelidada de “moeda do Sam”, em referência ao fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, a SOL foi considerada “morta” por uma série de investidores e especialistas. No entanto, nem tudo pode estar perdido para a criptomoeda nativa da rede Solana.
Some smart people tell me there is an earnest smart developer community in Solana, and now that the awful opportunistic money people have been washed out, the chain has a bright future.
Hard for me to tell from outside, but I hope the community gets its fair chance to thrive🦾🦾
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 29, 2022
“Algumas pessoas inteligentes me dizem que há uma comunidade séria de desenvolvedores inteligentes em Solana, e agora que o terrível ‘dinheiro oportunista’ foi eliminado, a rede tem um futuro brilhante”, publicou Vitalik Buterin no Twitter na última quinta-feira. O comentário do criador do segundo maior blockchain do mundo pode ter motivado o movimento de alta da criptomoeda.
A rede Solana e seu token foram fortemente apoiados por Bankman-Fried e pelas empresas do grupo FTX nos últimos anos, incluindo a Alameda Research, empresa que motivou a falência. Além dos investimentos do grupo no projeto, a FTX chegou a comprar cerca de 58 milhões de tokens SOL, o equivalente a 15% da oferta circulante atual.
“É difícil para mim dizer de fora, mas espero que a comunidade tenha uma chance justa de prosperar”, disse o criador da Ethereum sobre os desenvolvedores da Solana, que estão construindo um ecossistema financeiro descentralizado (DeFi) para rivalizar com a própria Ethereum, atual líder do mercado de DeFi.
Apesar disso, a moeda nativa da rede Solana ainda tem um longo caminho para se recuperar das perdas em 2022. Atualmente, a criptomoeda ainda está quase 96% abaixo de sua máxima histórica, atingida em 6 de novembro de 2021.
Para que a rede Solana possa voltar à posição de destaque conquistada em 2021, serão necessárias melhorias no blockchain, que saiu do ar por diversas vezes em 2022, e o desvinculamento de sua imagem com a de Sam Bankman-Fried e um dos maiores colapsos da história das criptomoedas.
Ainda que após a falência da corretora, não esteja claro quantas unidades de SOL a empresa ainda detém, investidores ainda devem se preocupar caso a FTX decida vendê-los, o que poderia causar uma queda significativa na cotação da SOL.
Cansou de tentar falar com alguém da sua Exchange? Conheça a Mynt, a única no Brasil com atendimento 24 horas e todos os dias, feito por pessoas reais. Abra agora sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok