Future of Money

Adoção de apps de criptomoedas cresce 196% em 2024 e Brasil lidera em uso, aponta estudo

Brasileiros têm maior engajamento em aplicativos de criptomoedas em toda a América Latina, com média de 6,62 minutos

Aplicativos de criptomoedas ganharam espaço no mercado (Getty Images/Reprodução)

Aplicativos de criptomoedas ganharam espaço no mercado (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 16 de julho de 2024 às 09h30.

Os aplicativos de investimento em criptomoedas registraram um crescimento de 196% nas instalações por usuários ao redor do mundo. É o que aponta um levantamento divulgado pela plataforma de mensuração de dados Adjust focado nos apps de mercado financeiro.

Os dados, que foram mensurados de janeiro de 2022 até abril de 2024, indicam que, em 2023, os aplicativos de criptomoedas foram muito mais procurados e instalados que no ano anterior. Por outro lado, o tempo médio de sessões nesses apps caiu 34% no mesmo período.

A pesquisa aponta que o interesse nesses aplicativos cresceu no ano passado, mas não o engajamento. Entretanto, o Brasil obteve o melhor engajamento de usuários entre os países da América Latina, com uma média de 6,62 minutos de uso por usuário.

Na divisão por categoria, os apps de criptomoedas tiveram uma duração média de sessão dos usuários de 12,6 minutos em 2022 e 13 minutos em 2023 - o melhor resultado entre as categorias -, com uma queda em 2024. O movimento ocorreu na contramão de outras categorias, como de bancos, pagamentos e negociação de ações.

Por outro lado, o comportamento de usuários de aplicativos de criptomoedas convergiu com os de outros aplicativos considerando a quantidade de sessões por dia. Nenhuma categoria registrou mais de 2 sessões diárias, e todas registraram uma forte queda depois do primeiro dia de uso.

Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina, avalia que "a indústria de aplicativos financeiros está preparada para o crescimento no segundo semestre de 2024. Agora, mais do que nunca, é vital priorizar a integração de tecnologias de última geração, como IA e aprendizado de máquina”.

O levantamento levou em conta dados das regiões da América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e Norte da África, a partir dos 3 mil principais aplicativos do mercado financeiro.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptoativosCriptomoedasApps

Mais de Future of Money

Lucros explosivos com criptomoedas menores? É possível, saiba como!

As principais teses e perspectivas em cripto para 2025

Ideias a preço de banana e vice-versa

Nada de bitcoins, a bola da vez são as altcoins