Exame Logo

Um dos maiores blockchains do mundo, Solana tem lentidão e rede é reiniciada

Problema no funcionamento da Solana estaria ligado à recente atualização da rede, da versão 1.13 para a versão 1.14, que afetou o tempo de finalização dos blocos

Blockchain da Solana precisa ser reiniciado (Yuichiro Chino/Getty Images)
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 08h51.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2023 às 14h28.

A rede Solana enfrentou uma desaceleração na produção de blocos em 25 de fevereiro após uma atualização no software validador. O incidente resultou em interrupções nas transações, e levou os validadores a retornarem à versão anterior do software na tentativa de restaurar o desempenho do blockchain.

O problema técnico começou por volta das 3h, horário de Brasília, levando os validadores voltar o software para a versão 1.13, em um esforço para restaurar as transações na rede. A ação, no entanto, não foi suficiente para fazer as operações da Solana voltarem à normalidade, forçando a decisão de reiniciar a rede na versão 1.13.6.

Veja também

"A rede experimentou uma desaceleração significativa na produção de blocos, que coincidiu com uma atualização do software validador. Os engenheiros ainda estão conduzindo uma análise sobre a raiz do problema", observou o site Solana Compass.

O problema está ligado à atualização de 1.13 para 1.14, que atrasou a finalização do bloco. A rede Solana está reiniciando e, para retomar as operações, é necessário 80% de participação ativa online:

"Conforme mais validadores completam o processo de reinicialização, esse número subirá de acordo com o quanto eles delegaram para staking: isso significa que validadores maiores, como exchanges centralizadas, têm um impacto maior nos períodos de reinicialização."
Uma solução para o incidente foi discutida entre os validadores de Solana durante algumas horas após o problema. O provedor de infraestrutura Chorus One observou em uma publicação no Twitter que o incidente "demonstrou como a rede é genuinamente descentralizada". A Chorus One continuou:

"Sem todos esses debates, estaríamos de volta em uma hora. Mas, cada decisão ao longo do caminho, seja para voltar à versão anterior, reiniciar, ou quando mudar um retorno à versão anterior para um processo de reinicialização, é debatido. As votações ocorrem. No fim, demoramos de 8 a 10 horas para realizar uma recuperação, em vez de uma."

Solana é uma blockchain de primeira camada e de código aberto. Sua arquitetura de rede de terceira geração foi projetada para facilitar contratos inteligentes e a criação de aplicações descentralizadas (DApp). O blockchain Solana foi lançada durante o boom das ICOs, ocorrido em 2017. A rede de teste interna do projeto foi lançada em 2018, seguida por várias fases de redes de teste antes que a rede principal fosse lançada oficialmente em 2020.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame